Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PERGUNTA "INTELIGENTE"

O homem pára e olha para cima. [pausa]... O suor escorre da testa para os olhos; ele os fecha com força e faz careta ao senti-los queimar. Um sorriso amarelo se esconde em seus lábios. Então responde: “É!!!... sou!”. Outro instante de silêncio acontece. Os que estão acima se entreolham diante do absurdo.

“Não! – diz aquele senhor franzino, calvo e com ar zombeteiro típico de animadores de velório – “Ele é o vice-prefeito e só está ai fazendo um bico!”.

Não aguentei e soltei das minhas: “Acho que não heim!. Provavelmente ele é da Sabesp e está cavando a vala por onde vai passar alguma adutora!”

Aquele homem, de constituição forte, máscula, suava em bicas. Cavava um túmulo onde seria enterrado um conhecido nosso, diretor da empresa onde trabalhamos. Fomos para o sepultamento. Cumprimentamos a família e, depois de algum tempo, resolvemos conhecer o cemitério que ficava bem em frente à casa de velório.

Eram onze horas e fazia um calor infernal e a  camiseta do homem que cavava estava totalmente ensopada. A profundidade da cova já o envolvia até a cintura e, de golpe em golpe, com sua pá, cada vez afundava mais o buraco até chegar aos sete palmos.

E nós todos, menos o autor da proeza, nos acabávamos em riso. Até o irmão do falecido, que acompanhava o serviço onde seu ente descansaria, substituiu momentaneamente a tristeza do rosto cansado pela noite de vigília e mostrou o branco dos dentes.

Eu, Adriano e Altino não aguentamos. Nos retiramos para longe, em respeito, para gargalhar até doer a barriga.

Não saía de nossa memória o instante em que Roberto, depois de quase meia hora vendo aquele homem se derretendo sob um sol de trinta e oito graus,  com pá na mão a jogar terra para fora, chamar sua atenção ao emitir tão inteligente indagação: “O senhor é que é o coveiro aqui?”

JD - 18/02/2006 11:09
Jose Dias
Enviado por Jose Dias em 18/02/2006
Reeditado em 03/05/2007
Código do texto: T113360
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jose Dias
Presidente Prudente - São Paulo - Brasil, 53 anos
30 textos (22865 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 07:16)