A TESTEMUNHA QUE FALAVA CAIPIRÊS

Certa vez fui intimado a trabalhar como jurado em um júri popular, em uma tentativa de homicídio. Durante um jogo de truco, um cidadão esfaqueara outro, no povoado de Patos, distrito de Abaeté MG.

O Juiz, novato, recém-chegado da capital, estranhou o linguajar do pessoal envolvido no crime: o idioma sertanejo, o "caipirês".

O Juiz convocou uma das testemunhas e mandou que ela falasse o que sabia do crime. O cidadão começou:

-Nois tava truvado num truque lá nos Pato, quando chegô o Tunico e ficô tumbando o jogo...

-Tumbano o jogo? o perguntou o juiz.

O Advogado Dr. Carlos Valadares disse:

-Tumbar o jogo meritíssimo, é ficar assistindo ao jogo e dando palpites.

-Continue, disse o juiz á testemunha.

-Nois tava todo mundo cum raiva dele, o Vardemá cumeçô a increspá. Mas o Julião, que tava no jogo e que é cumpade do Tunico, ficô sabucano o Tunico dizeno que num tinha importança ele fica lá...

-Sabucano? o que é isso? perguntou o Juiz.

-Sabucá é chalerá, disse a testemunha.

Dr. Carlos novamente interveio e disse:

-Sabucar, meritíssimo, na nossa região, é bajular, puxar saco de alguém.

O Escrivão Zé do Tote, na sua velha Remington, penava para datilografar o depoimento da testemunha que falava rápido.

-Prossiga, disse o juiz.

-O Tunico veno que tava acoitado pelo Julião, culiado cum ele, ficô cartiano marra e rotano chôco...mesmo sabeno que o Vardemá tinha mais corpo que ele e que andava sempre cum uma garrucha trochada na cintura...

Antes que o Juiz perguntasse, Dr. Carlos adiantou:

-Cartiar marra, meritíssimo é criar caso, bravatear, fanfaronear, e "rotar chôco" é conversar fiado.

-Continue, disse o Juiz.

-Teve uma mão no truque, que o Vardemá tava cum duas mania, e o Tunico veno as carta dele, mandô ele trucá. o Vardemá infezô e foi levantando e meteno a mão no gargumio do Tunico, que caiu-inté pensei que ele tinha isticado os cambito- mais ele levantô, meteu a mão na cintura e puxô a curvelana e infiô no imbigo dele...

O juiz já irritado falou:

-Que língua é essa que o senhor está falando? não entendo uma só palavra que o senhor diz. O que é curvelana?

Dr. Carlos já impaciente falou:

-É uma faca de lâmina fina, comprida e pontiaguda, feita a mão, meritíssimo.

Depois de um longo tempo, o juiz perguntou ao promotor e ao advogado se eles tinham alguma pergunta a ser feita à testemunha.

E diante da negativa dos dois, todos no recinto puderam ouvir o longo suspiro de alívio dele.

* * *

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 30/09/2008
Reeditado em 30/09/2008
Código do texto: T1203743