Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Criança aprende rápido

Meu sobrinho de pouco mais de ano, com pouco tempo de fala ainda, me mostrava seus brinquedos e eu perguntava:
- o que é isso? e ele respondia: - cavalo; e isso? - boi; e isso? - leão;
- "muito bem!", eu lhe disse, admirado - afinal o danadinho sabia tudo.

Continuei a sabatina e ele sempre respondendo direitinho: jacaré, tartaruga, etc. Resolvi, então, voltar ao leão para confirmar.
- O que é isso? E ele respondeu, sorrindo e abrindo os braços e as duas mãozinhas (como quem pensa: tá querendo me pegar?):
- "muito bem!". Quando compreendi o que ocorrera dei uma sonora risada e ele ficou olhando pra mim e repetindo:
- "Muito bem! Muito bem! Muito bem!!!"

Dá pra'guentar?...

(Esta foi, na verdade, uma resposta à Vitória Magna; inspirado em outra tirada feliz de criança que ela publicou neste Recanto. Se quizerem rir mais, vejam o Humor dela...)

NOTA:- Considerando que um escritor deste Recanto não entendeu e precisei esclarecer, transcrevo abaixo para que aqueles que porventura tenham a mesma dificuldade possam compreender melhor:

imagem/objeto-visualização-signo memorizado (escrito ou sonoro); no caso da criança em processo de descobertas, sonoro (porque ela não conhece, ainda, a escrita). Objeto/leão, alguém lhe ensinou verbalmente o nome e ele gravou mentalmente e o repetiu qdo lhe perguntei pela 1ª vez, mas, qdo exteriorizei meu pensamento na forma da expressão "muito bem!" ele automaticamente associou ao objeto e este passou imediatamente a ter (para ele) outro nome. Por isso, qdo lhe mostrei pela 2ª vez, ele primeiro pensou um pouco e deve ter se lembrado da 1ª opção - que era a verdadeira (LEÃO), mas como se lembrou também da minha observação, respondeu o que imaginou ser a minha verdade (daí a obs "tá querendo me pegar?".
Resumindo: criança aprende muito rápido e precisamos ter muito cuidado com o que dizemos a elas. E, principalmente, com a interpretação que elas dão ao que "aprendem".

 
Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 18/04/2006
Reeditado em 22/09/2007
Código do texto: T141268
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Lourenço Oliveira
Salesópolis - São Paulo - Brasil
1277 textos (109588 leituras)
23 e-livros (1394 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 13:41)
Lourenço Oliveira