Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A lógica infantil

   Minha irmã, professora de alfabetização durante muitos anos, de tempos em tempos nos brindava com a narração de alguma situação inusitada na sala de aulas.
   Eis uma delas:
   Após algumas semanas reforçando o aprendizado das vogais, em "caixa alta", que é como os professores denominavam as letras maiúsculas - de fôrma - ela passou a trabalhar noções de quantidades.
    Utilizando objetos variados, fazia os alunos comporem e decomporem as operações fundamentais: " Você tem dois chocolates. Come os dois. Fica com quanto? Sem nada! Como represento? Com o algarismo 0 (zero). Zero quer dizer nenhum..." e assim por diante.
    Muito atento às explicações, um dos meninos se levanta contrariado e, colocando as duas mãos na cintura, desafia a professora dizendo:
   -"Professora! Até ontem a senhora dizia que isso era a letra  O e agora vem dizer que é zero? A senhora tem que decidir, senão a gente vai fazer  confusão... isto é 0 (letra 0) ou é zero???
Serelepe
Enviado por Serelepe em 20/11/2006
Reeditado em 21/11/2006
Código do texto: T296419

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Serelepe
Curitiba - Paraná - Brasil
552 textos (36125 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 16:47)
Serelepe