COBRAR O PADRE TEM QUE SER NO MOMENTO CERTO

Certa vez o menino Demétrio, menino novo ainda, sem saber de certas peças que a vida pregava, certos macetes, ele pegava bicos pra fazer. E de um comerciante ou outro recebia um ou outro serviço de cobrança. E uma vez ele ficou incumbido de cobrar o padre. Mas não avisaram a ele que teria de escolher um bom momento para cobrar o padre.

Foi até a casa do padre e a empregada disse que ele estava na igreja. Fazendo confissões.

O menino Demétrio entrou na igreja, havia umas duas pessoas para confessar. Demétrio esperou.

O padre, ainda dentro do confessionário, chamava o próximo, chamava e esperava, se não tinha mais ninguém ele terminava as confissões, e chamou mais uma vez:

-Tem mais alguém?

-Eu padre! –falou Demétrio.

-Pode chegar, filho.

Esperou Demétrio ajoelhar e ficar relaxado:

-Você pensou bem antes de fazer isso? Chegar até o Senhor e dizer tudo o que tem a dizer? Espero que tenha refletido durante a noite toda.

-Faz tempo que eu refleti. Na realidade, duas semanas.

-Então conte tudo.

-O padeiro...

-Vai filho conta. Seja o que for, o Senhor vai perdoá-lo.

-O senhor deve 421 reais e 56 centavos.

-O Senhor terá piedade desse pobre homem. Vai, pode prosseguir.

-O padeiro falou um monte outro dia.

-Vai, prossiga.

-O senhor também deve 561 reais e 22 centavos.

-Eu compreendo, mas Jesus está ao lado do Senhor para julgá-lo. Você se arrepende? Você está arrependido disso, filho?

-Eu me arrependo, padre, mas o padeiro...

-Calma, filho, o Senhor tem piedade dos padeiros em geral.

-Mas o sapateiro...

-Todos vão entrar no Reino dos Céus. É só ter paciência. Mais alguma coisa para confessar, filho?

-É só isso.

-Muito bem, já que você se arrependeu e veio confessar, pode deixar, este assunto só vai ficar entre eu, você e Ele.