Bons malandros já governaram o país.
Os principais certamente foram FHC e Lula.
 
Antes de seguir, é fundamental explicar que o vocábulo “malandro” não pretende desqualificar os dois presidentes nem evidenciar desrespeito.
Nada disso! 
Eu os considero “malandros” no ótimo sentido, ou seja, bons malandros, presidentes que souberam revelar jogo de cintura, o importante ardil, a sabedoria necessária para, cada um na sua vez, conduzir os rumos da nação com eficiência. 
 
Mas, conferindo um artigo de Sarney, que o “grande malandro” divulgou num jornal o qual pertence a ele, FHC e Lula são excelentes picaretas.
Afirmou o vice José, presidente após Tancredo Neves morrer, que todos os programas sociais, sempre citados como ações as quais FHC começou e Lula muito ampliou, na verdade, tudo nasceu no governo de Sarney.
 
O malandro maranhense ousa insinuar que FHC e Lula “roubaram” suas idéias e atitudes bastante inovadoras. Por exemplo, o “Fome Zero”, tão badalado, veio do “programa do leite”, o “Luz para Todos” foi inspirado no “Acesso à energia no interior”.
 
Estupefatos demais ficaram FHC e Lula. 
Mais uma vez Lula não sabia, o famoso sociólogo soube agora, você não quer saber de coisa alguma, Lobão vai continuar sabendo encher o saco e nossos estudantes precisam saber bem mais.
 
* Um dia Bezerra da Silva, analisando a política do Brasil, disse:
 
Para tirar meu Brasil desta baderna,
só quando o morcego doar sangue
e o saci cruzar a perna.
 
As declarações de Sarney, colocando os pontos nos is e esclarecendo os enganos sobre a autoria dos programas sociais, permitem concluir que esse momento chegou.
 
Um abraço!
Ilmar
Enviado por Ilmar em 15/12/2014
Reeditado em 15/12/2014
Código do texto: T5069983
Classificação de conteúdo: seguro