DEUS NA BOCA DO HOMEM
 
A idéia de Deus, tipo Todo Poderoso, freqüenta muito mais o nosso dia-a-dia do que se imagina. É a Ele que recorremos quando queremos ser livrados de algum acontecimento desagradável - Deus me livre. Às vezes Ele atende – é feita a nossa vontade assim na terra como no céu - e Ele, no céu, acaba nos livrando ou mesmo acudindo - "Deus nos acuda".
Outras vezes, incrível, Ele não nos atende - parece que a tecnologia de ponta não chegou às esferas maiores. Ele ainda não dispõe de uma espécie de secretária eletrônica para registrar pedidos de auxílio quando ausente (não é tão onipresente quanto se pensa) - pois, alguém se antecipou e falou: "vai com Deus", e lá  se vai Ele  com passaporte e visto para França, aproveitando inclusive essa viagem para acompanhar também um grupo de turismo em que um dos componentes, ao sair para o aeroporto, ouve da mãe: "Deus te acompanhe". Deus é bom, quando pode, atende, nos livra, nos acode, acompanha, mas isso só  se Ele quiser. Por vezes, Deus acorda aborrecido, meio "virado", não querendo nada. Fica então cada um por si e Ele, que devia estar "por todos", acaba deixando o pessoal "ao Deus dará" (veja o caso da vitória da Dilma....).
Existem algumas suposições quanto ao Seu nome completo e Seus hábitos. Santo  Deus e Deus do Céu são algumas opções. Consta que é modesto, não gosta de ser endeusado e que nunca vai à missa, nem aos domingos, pois, após seis dias de trabalho árduo, como de hábito, tira o domingo para descansar.
Algumas pessoas se referem a Ele como se O possuíssem - "Meu Deus". Quer dizer, pensam que Deus é propriedade delas, que foi comprado, alugado, arrendado, sei lá. Outras, como o Genuíno e o Zé Dirceu atribuem a Ele a responsabilidade pelos seus atos - roubei,  fui preso e depois solto  - graças a Deus.
Injustiça, vai ver, Ele não participou em nada do roubo, no máximo, pode ter dado ajuda discreta no julgamento da apelação.

Procuro uma explicação para esse abuso do uso de Deus e não consigo, mas tenho fé Nele que um dia vou encontrá-la (quando se tem fé, no fundo, existe uma pontinha de dúvida, é claro). Mas, se vou encontrar essa explicação:"só Deus sabe".
(texto publicado no  meu livro Sexo, Mulheres e Ecologia -1992 - e agora adaptado às ações da petralhada)

 

 
Karpot
Enviado por Karpot em 28/07/2015
Reeditado em 29/07/2015
Código do texto: T5326826
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.