A Vaidade dos Astros (Fábula)

O Sol, muito soberbo e fanfarrão falou para uma estrelinha, que quase não aparece no firmamento:

Por que você é pequenina e magrinha, que quase se nota, só é vista de telescópio?

_Oh, quem fala, você pensa que é forte, bonito e brilhante, mas não é, só parece pela proximidade que está da terra. Existem quatro estrelas, classificadas na Via Láctea, que são maiores que você: a Antares, a Betelgeuse, ambas da Constelação de Escorpião; a VV Cephei, da Constelação de Cefeu, e eu, que me chamo Al Anz, que sou 2.700 vezes maior do que você, que é uma estrelinha de 5ª grandeza.

Como você não sabe e não estudou astrologia, vou lhe explicar: Se, com o meu tamanho, luminosidade e calor estivesse no seu lugar, tão próximo da Terra, nesse planeta não haveria mais vida, as florestas e as vegetações estariam queimadas, as águas dos rios, lagos e talvez o mar, teriam fervido e evaporado. A Terra seria um planeta, árido, seco e desabitado.

Deus, na sua infinita sabedoria, quando fez o firmamento, colou cada astro e planeta no seu devido lugar. Então, pare de falar e continue a aquecer esse Planeta, habitado por um povo heterogêneo, denominado de humanos. E, eu bem maior e forte do que você, meu querido Sol, ou Solzinho..., vou distribuindo luz e calor a centenas de planetas, iguais, ou maiores do que a Terra. Aprendeu, meu coleguinha de firmamento?

Moral da história, as aparências enganam.

Limeira, 04 de Novembro de 2015

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 04/02/2016
Reeditado em 04/02/2016
Código do texto: T5533236
Classificação de conteúdo: seguro