Caminhada Portuguesa

Tem cada coisa que acontece comigo que é mesmo hilário; não sei se digno de piedade, ou de Bestialidade, ou ainda de Doutor Honoris Causa, título que julgo merecer. Mas é coisa fora do contexto. Veja o Recantista que hoje sai para fazer uma viagem de 40 km. Cheguei no guichê da empresa para comprar a passagem, que custava por volta de 10 reais. Época de crise. Inflação galopante. Filhos desempregados. Netos famintos. Carestia de preços das coisas. Maus condutores. Somado a tudo isto, achei super-caro o valor, pensei vou a pé.

Na semana passada comprei uma botina dois números a mais que meus pés. Embora esteja com 80 anos, espero crescer mais um pouco. Paguei 300 reais pelo calçado. Estava com ela; então perna pra quê te quero. Andei, andei...e quanto mais andava, o percurso mais alonagava. Imagino que pela distância e o cansaço que ia batendo. Ladeira é o que não faltava.

Sempre que pensava em parar, desistir da caminhada, tomava fôlego imaginando que posso fazer parte da equipe de Marcha Atlética do Brasil nas próximas Olimpíadas. E embora arrastasse a língua mais de dois palmos pelo chão afora, animava-me. Olhava para o céu, e se via uma nuvem correndo, saia louco tentando pegá-la. A botina pesava. As pernas bambeavam, mas seguia em frente. Por pior que fosse, sentia-me melhor que Cristo. Carregar um par de botinas, vá lá; mas cruz, pelo amor de Deus!

Cheguei à cidade. Que alívio. Que conquista. Todo sujo, com o nariz entupido de terra, tirava e fazia bolinhos entre os dedos polegar e o indicador. Grude perfeito. Tenaz. Colava que só. Tirei a botina. Deixei de lado. Tirei as meias que estavam pelas metades: procurei a parte do calcanhar e não encontrei. Deu vontade de voltar para buscá-los. Falei: "deixe para lá, quem achou que faça bom uso". Os pés empelotados. Dois tutanos de bois do tamanho de um melão.

Peguei as botinas na mão. Notei que estavam mais leves. Que estranho, as botinas ficaram mais leves; de for verdade, vou voltar a pé. Economizo 20 reais. Quando dei fé, faltavam os solados. Estavam totalmente carecas e pareciam a lâmpada de Aladim. Coitada, o bico apontava para a Lua. Pensei: "grande negócio eu fiz, economizei 10 reais e perdi 300. E agora, como voltar para casa sem dinheiro?" Bati a mão no bolso e verifiquei que havia perdido o dinheiro; que se me lembro bem, era os 10 reais para voltar de ônibus. Estou aos frangalhos. Se não for pedir muito, será que daria para o meu amigo leitor chamar o SAMU? Envie mensagem pelo Whats.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 21/07/2016
Reeditado em 22/07/2016
Código do texto: T5704782
Classificação de conteúdo: seguro