TÁ DODÓI? LIGA A TELEVISÃO NO CANAL “SARACURA”!

Somos um país de vanguarda em tudo, alguém aí discorda do nosso orgulho?

Mas, antes de começar meu texto, vou aqui transcrever a derivação no sentido figurado do vocábulo VANGUARDA, a que é dada pelo dicionário HOUAISS:

Derivação: sentido figurado:

Parcela da intelligentsia que exerce ou procura exercer um papel pioneiro, desenvolvendo técnicas, ideias e conceitos novos, avançados, esp. nas artes; avant-garde.

E eu acrescento : somos a vanguarda na SAÚDE PÚBLICA também.

Não acreditam? "Auto-resolutivos" em todos os nossos males do corpo e da alma.

Eu explico com o maior orgulho (e susto confesso!) desse e de todos os mundos surreais: dia desses liguei a televisão e fiz um "check-up" instantâneo, gratuito e obrigatório de mim mesma.

Olhei para todoo cerne das minhas entranhas pseudo salutares, compreendem?

Nunca pensei que QUALQUER UM DE NÓS poderia estar tão potencialmente, digamos, adoentados. Mas já havia desconfiado.

Se eu fosse aquele tipo de ser hipocondríaco, decerto que sairia da hipocondria da tela televisiva para todas as doenças reais e psicossomatizadas, obviamente, se tivesse seguido todas as receitas de...remédios?- claro que não!- ali não se tratava de remédios, mas sim de produtos naturais-tipo metafarmacologia mesmo-feitos sei lá por quem, e decerto que para todas as doenças do mundo...as que dispensam essa coisa tão descartável aos tempos de vanguarda (os médicos-AO MENOS OS MENOS MÉDICOS BRASILEIROS!) que nos garantem uma “tecnologia de consultório” para você mesmo se tratar no conforto de casa.

E com arte de "marketing visual" derrubando cadeira abaixo a consulta do profissional da saúde, super bacana...a tal vanguarda descartável.

Gente, eis o melhor dos mundos!

E por falar em mundo, nesse nosso, em que a saúde pública está pela hora da morte vivficada, é justamente aí (na televisão saracura!) que moram as idéias de vanguarda de duvidosa salubridade, devo adverti-los.

Somos tão modernamente de vanguarda, que pela televisão já descartamos um médico menos a menos,um "mais ou menos" médico a menos ,ou até um super a mais médico mais a menos, daquele milagroso “médico com barreiras”-, aquele que tenta ultrapassar os diagnósticos doutos das telas da televisão saracura para depois das devidas reverências científicas, a ela pedir permissão para tentar a aventura de diagnosticar e tratar como antigamente, na baseada e hoje duvidosa atuação daquele senhor, o HIPÓCRATES, ara!

Alguém lembram dele?

Bom , agora é bem mais prático, concordo, é só fazer um cursinho intensivo de medicina televisiva com atores do mundo globalizado nas perenes programações das telinhas de saúde e pronto!

Diagnóstico e tratamento garantidos depois de adquirir o

DIPLOMA DE NATURALISTA SARACURA!

E nossos graves problemas de saúde estarão resolvidos com tecnologia de VANGUARDA!!

Tá doente? Tem certeza? Agora já pode ter!

Você já arriscaria dizer do que se trata? Então já está aprovado!

É dos rinhos? É dos miolos? É do stomão ? É do figo? É do Curaçao? É ritmia parpitatória? É dos quarto? É azedume? É das pás? É da mãe dágua mal curada? É, tipo, só gastura cronificada? Já pediu um eléctrico? Já se pediu um raox da cabeça? Uma chapa dos pulmão? Uma sonância da alma? Nada acertado? Então...liga a televisão. É mais prudente.

Vou aqui tentar resumir o que vi e já aprendi por ali...naquela telinha tão solidária com a saúde pública brasileira, que aliás, prescreve durante bons minutos ininterruptos, leve, livre e solta, toda a cultura da vasta farmacopéia da saúde para todos os males sem diagnosticar o PRINCIPAL e nem adverte para que se leia as bulas-ler bula pra quê? E ler como? Com qual letra? Se não se trata de remédio!- embora pareça que ninguém foi nem ver do que se trata.

Mas você mesmo se trata pela técnica de vanguarda, o que é mágico!

Veja como é fácil, vou tentar lhe ajudar, mas antes de se automedicar faça uma oração:

Tem verruga?-Verrutex!

Tem cicatrix? Cicatritex!

Tem hemorróidas? Hemorroidex! (nem pense em cirurgia!)

Tem calvíce? Calvitex!

Tem caspa? Caspotex!

Tem perebas? Perebatex!

Tem estria? Estriatex!

Tem diarréia? Tampotex!

Tem prisão de ventre? Ralotex!

Engordou? Emagreçatex!

Emagreceu? Engordatex!

Tem vírus da gripe? Virusgripotex para a família!

Tem novo vírus sem identificação científica? Neovirustex pra você!

Tem alergia? Alergotex!

É dermatite? Dermatitex!

É rinite? Nasotex!

É sinusite? Sinustex!

Tem rugas? Esticotex!(fantástico!)

Tem culote? Culotetex!

Tem pneumonia dupla? Duplopneumotex!

Tem nervoso? Nervotex!

Tem ansiedade? Ansietex!

Tem depressão? Depretex!

Tem úlcera? Ulceratex!

Tem verme? Vermetex!

Tem piolho? Piolhotex!

Tem sarna? Sarnatex!

Tem galucoma? Glaucotex!

Tem diabetes? Folha de insulinotex!

Tem conjuntivite? Conjuntivotex!

Tem dor em todos os quartos pela dureza da vanguarda do que lhe sobrou?

-Quartossotex pra você!

É dengue? Xiii, sinto lhe dizer: leia a bula.

Ou peça para o vizinho ler.

Grande chance da sua vanguarda ser contra-indicada para a saúde do mosquito.

Enfim...você sente que sente tudo e não sabe o que sente, não é verdade?

Eu lhe ajudo do meu modotex:

É GASTURA fundamentada! Fácil saber!

Tem gastura de todo tipo, em todo tempo e lugar.

Acredite em mim! Gastura unaduplatriplomultitex!

Ligue a televisão e verá que não estou mentindo! Quer sarar?

COnselho d eamigo: não assista o horário eleitoral gasturante.

Senão você não vai sarar nunca!

Mas essa contra-indicação nunca viria em bula...porque não é do interesse dos FABRICANTES.

O consolo: para você já há o novo e milagroso “ gasturamultitex” , entregue em sua casa , assim que o correio ressuscitar, e com tecnologia de consultório de vanguarda, a que dispensa essa coisa chata e demodé chamada “ex-médico”.

Ah, ia me esquecendo...porque tenho certeza que você não se esqueceu..de se lembrar.

Você ficou sem graça em dizer-pensou, gaguejou mas logo desistiu-de registrar aqui para o meu texto “saracura”, que quer recuperar aquela vontade “da sua natureza perdida”, não é mesmo?

E quem não quer? me respondam!

Que atire a primeira pedra quem não quer!

Bem, vai aí para você , em off, hein?- sorria! a receita do último lançamento em química composta NATURALÍSSIMA, três produtos juntos, no mesmo comprimido, na mais científica vanguarda da eterna jovialidade da nossa genética cultural:

“Impotex com libidotex e prasempretex” para você e para o seu sonhado mundo tão decaído!

Infalível!

Nem vai precisar da mocinha do marketing ao seu lado, acredite!

Não é fantástico?

E também não precisa se culpar e muito menos se desculpar: nessa epidemia, ninguém está sozinho....estamos todos juntos!

Antes que eu me esqueça: relaxa...porque ninguém sairá saudável, muito menos lepidamente vivo daqui...nem com toda a surreal vanguarda do nosso momento saúde.

Em tempo: só não vale procurar aquela coisa culturalmente extinta, o "ex médico", se seus sintomas não melhorarem...

E em off: um questionamento frente à modernidade: o que era ANVISA mesmo?

Assinado:

A contribuição dum médico com barreiras.