BIRRENTOS,ARTIOSOS E ESPERTOS...

Alguns amigos nossos, quando crianças, aprontavam muito, senão vejamos:

- Passando por Porto-Firme fui informado por um primo e amigo do Sebastião Santana, conhecido lá por Sebastião Titino, que o dito cujo era o campeão da “birra”. Certa vez ele “embirrou” tanto que ninguém conseguia fazê-lo parar de chorar. Depois de muitas horas de choro ele resolveu a parar. A sua mãe aliviada deu um “Graças a Deus”. Ao ouvir esta exclamação o Sebastião gritou:” Eu não parei. Estou é descansando!” E voltou a chorar novamente.

- O José Romualdo, mais conhecido em Calambau por Zé de Cacau, era um dos mais peraltas do lugar. Puxão de orelha, chinelada no traseiro, vara de marmelo, promessa de prisão no quarto escuro, nada disso adiantava.Foi aí que o Sô Cacau teve uma brilhante idéia:- Na primeira “arte” feita pelo José, ele arranjou um saco que era chamado de “mauá”, amarrou o menino no mesmo,só deixando a sua cabeça para fora. Subiu em uma escada e amarrou o saco em uma travessa (pau) que existia na cozinha. Depois de ficar umas quatro horas dependurado o menino transformou-se rapidamente. Foi até ser coroinha do Padre Grossi...

-O meu primo e compadre Roberto, filho dos tios Gastão e Otília, embora também não fosse um “santinho”, aprontava as suas. Adorava aqueles biscoitinhos fritos que as nossa mães faziam. Certo dia, quando ia receber a visita de uma comadre, a tia Otília recomendou ao Roberto:- Irei receber a minha comadre e servirei a ela um café com aqueles biscoitos que você gosta muito. Só tem uma coisa, você só poderá come-los quando ela for embora.

Tudo bem. A comadre chegou, o café foi servido. Em um dado momento a tia disse à comadre:- Comadre serve mais uns biscoitos!E a comadre respondeu: obrigada, já servi uns quatro e estavam ótimos. O Roberto ao ouvir isso respondeu: Quatro? Eu já contei seis...

Murilo Vidigal Carneiro

Calambau, março/201

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 26/03/2017
Código do texto: T5952644
Classificação de conteúdo: seguro