Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Maroca

MAROCA



Maroca, fofoqueira de carteirinha, dava conta da vida de todo mundo. Cinco horas da manhã e ela já estava espiando a rua pela fresta da janela. Não se sabe a que horas aquela mexeriqueira dormia, posto que também era bastante inteirada dos acontecimentos noturnos da rua.

Sabia que a vizinha do lado chegava às três da manhã, que a Creuzinha namorava um homem mais velho, que o Alberto à noite virava Albertina, que outra vizinha bebia cerveja, que o Fenelon – com aquela pinta de boy, ganhava salário mínimo e sabia até que a Jane passava as manhãs falando ao telefone.

A mulher era um noticiário ambulante. Sabia de tudo e quando não sabia inventava.
Até que um dia ocorreu um “babado” forte em sua casa, coisa “cabeluda”, que daria para render uns três meses de fofoca.

Nesse dia Maroca não dormiu, passou vinte e quatro horas acordada e nem conseguiu ir para a janela. Estava muito preocupada, todos iriam comentar, sua vizinha fofoqueira, então, sairia espalhando a novidade pro bairro inteiro. Num minuto todos saberiam e quando saísse de casa e passasse humildemente pela rua todos fofocariam pelas suas costas. Seria terrível...

Mas, durante a torturante insônia, Maroca teve uma brilhante idéia e no dia seguinte, como de costume, saltou da cama às cinco da manhã e fazendo jus à sua condição de fofoqueira convicta pegou a vassoura e foi para a rua fingir que varria e cada vizinha que passava Maroca abordava:

- Mulher, nem te conto! Tu nem imagina o que aconteceu lá em casa...

E para concluir a história dizia:

- Resolvi contar logo antes que as fofoqueiras da rua resolvessem comentar. Sabe como é, né? Esse povo adora anunciar a desgraça alheia. Mas também já que a notícia vai se espalhar mesmo é melhor que seja espalhada por mim que detesto fofoca.

Luciana Rodrigues de Araújo
Enviado por Luciana Rodrigues de Araújo em 18/10/2005
Código do texto: T60624
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Luciana Rodrigues de Araújo
Campina Grande - Paraíba - Brasil
3 textos (285 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 20:36)
Luciana Rodrigues de Araújo