Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Geléia de Mocotó: Uma História de Sucesso


Prato típico da cidade de Ibirapuã, capital do sul do Extremo Sul da Bahia, esta iguaria fina e delicada é conhecida pelo seu sabor inigualável e pelo seu enorme potencial energético.Apreciada também em algumas regiões da Ásia Menor (onde era a base alimentar dos famosos guerreiros Samurais) a geléia chega ao Brasil através de navegadores portugueses que usavam o país como ponto de apoio nas viagens ao Oriente.
Ao aportar em solo brasileiro junto com navios da esquadra de Pero Vaz de Magalhães em 13 de abril de 1597, a geléia é assimilada pela culinária indígena -que passa a utilizar o mocotó da Capivara de Cara Roxa (Rochildes capivarium) ao invés do bovino.A receita viria a ser documentada pela primeira vez por volta de 1682, por um padre jesuíta chamado Martinho D'Anchieta.
Com a expulsão dos jesuítas do Brasil, pelo Marquês de Pombal, os manuscritos se perderam.Só foram encontrados passados 342 anos e 23 dias, ao acaso, por uma senhora que cavava o quintal de sua casa em busca de petróleo ("Senhora encontra relíquia...", Bira City News, 1973).Maria da Geléia, nome pelo qual a senhora ficou conhecida após o achado, aprimorou a fórmula e começou a comercializá-la numa humilde lojinha, feita na janela da própria casa.
Hoje, após muito trabalho e contando com um extraordinário talento, tanto para a culinária quanto para o business world, Maria da Geléia tornou-se a maior exportadora de geléias do país, gerando emprego e desenvolvimento.Uma réplica dos manuscritos que contêm a receita encontra-se exposta no Museu Imperial de Arte Antiga, Moderna e/ou Contemporânea de Ibirapuã.Os originais estão guardados e extremamente protegidos (junto com a Arca da Aliança e o Santo Graal), num local altamente secreto, só conhecido por Dona Maria e pelo Papa Bento XVI.
Álvaro Andrade
Enviado por Álvaro Andrade em 10/10/2007
Código do texto: T688964

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite nome do autor e link para o site "www.veiculovoador.blogspot.com"). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Álvaro Andrade
Salvador - Bahia - Brasil, 30 anos
4 textos (1309 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/08/17 22:55)