Texto 2818- ALGUNS HERÓIS MORREM DE SAUDADE-(Indriso nº 20 em sístole, (rimado ABA-CBC-D-E) com derivação dos versos:3-3-1-1)

Texto 2818- ALGUNS HERÓIS MORREM DE SAUDADE-

(Indriso nº 20 em sístole, (rimado ABA-CBC-D-E) com derivação dos versos:3-3-1-1)

-

Por Sílvia Araújo Motta

-

1-No vôo nupcial formigas traem seus parceiros...(A)

2-Muitos dizem, que eles morrem de solidão...(B)

3-Machos não aceitam traição de terceiros; (A)

1-Outros afirmam que machos alados (C)

2-sentem tanta vibração e que dão (B)

3-tanto prazer, que morrem apaixonados. (C )

1-A Formiga-Rainha atende muitos machos... ( D )

1-Alguns heróis morrem de saudade. (E)

---***---

Curiosidades: didáticas

-

A)Derivações do indriso:

3-3-1-1: Indriso em sístole.

1-1-3-3: Indriso em diástole.

3-1-3-1: Indriso das sístoles.

1-3-1-3: Indriso das diástoles.

3-1-1-3: Indriso em sístole interna.

1-3-3-1: Indriso em diástole interna.

--------------------------------------------

B)- Idioma:PORTUGUÊS

DEFINIÇÃO DO INDRISO

O indriso é “um poema composto de dois tercetos e duas estrofes de verso único (3-3-1-1), que permite um uso livre da rima e o número de sílabas nos seus versos; sem tirar o mérito dos poetas que preferem rima externa ou interna.” (Ex: Rima ABA-CBC-D-E)

2-Idioma:ENGLISH

DEFINITION OF INDRISO

Indriso is a poem formed by two triplets and two one-line stanzas (3-3-1-1), with free use of the rhyme and the number of syllables in its verses.

3-Idioma:FRANÇAIS

DEFINITION DE L'INDRIS

L'indris est un poème formé de deux tercets et de deux strophes d'un seul vers (3-3-1-1), avec nombre de pieds et rime libres.

4-Idioma:ESPAÑOL

DEFINICIÓN DEL INDRISO

El indriso es un poema que consta de dos tercetos y dos estrofas de verso único (3-3-1-1), con uso libre de la rima y medida de sus versos.

5-Idioma:ITALIANO

DEFINIZIONE DELL´INDRISO

L'indriso è un poema composto da due terzine e due strofe di verso unico (3-3-1-1), con uso libero della rima e del numero delle sillabe nei suoi versi.

6-Idioma: ASTURIANU

DEFINICIÓN D'INDRISU

L'indrisu ye un poema que consta de dos tercetos y dos estrofes de versu únicu (3-3-1-1). L'usu de la rima y del númberu de sílabes nos sos versos ye llibre.

7-Idioma:CATALÀ

DEFINICIÓ DE L'INDRÍS

L'indrís és un poema que consta de dos tercets y dues estrofes de vers únic (3-3-1-1). L'ús de la rima i del número de síl.labes en els seus versos és lliure.

8-Idioma:DEUTSCH

ERKLÄRUNG VON INDRISO

Das Indriso ist ein Gedicht, das aus zwei Terzetten, aus zwei Einzigeversstrophen besteht (3-3-1-1). Es hat freie Benutzung des Reims und des Silbennummers in seinen Versen.

-

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 21/02/2010
Reeditado em 23/12/2011
Código do texto: T2098862
Classificação de conteúdo: seguro