4648- O VERBO QUE EM NÓS HABITA - Poema-Indriso-em-sístole nº 23 (rimado ABA-CBC-D-E, com derivação dos versos: 3-3-1-1)

4648- O VERBO QUE EM NÓS HABITA

-

Poema-Indriso-em-sístole nº 23

(rimado ABA-CBC-D-E, com derivação dos versos:3-3-1-1)

-

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

-

O VERBO que em nós habita ( A )

é o Criador do Universo ( B )

que nos Mandamentos cita ( A )

-

lição da vida de Amor ( C )

que não aceita o perverso, ( B )

mas o que faz o Louvor: ( C )

-

É o instrumento de Paz, ( D )

-

É o Redentor-Salvador! ( E ).

-

Belo Horizonte, 2 de novembro de 2012.

-

CURIOSIDADES:

O indriso é um poema criado pelo espanhol Isidro Iturat, composto de dois tercetos e duas estrofes de verso único (original: 3-3-1-1), que permite um uso LIVRE OU NÃO da rima e o número de sílabas nos seus versos; sem tirar o mérito dos poetas que preferem rima externa ou interna. As cinco derivações foram adaptadas pela uruguaia Teresa Marzialetti.

-*-

A)Derivações do indriso:

3-3-1-1: Indriso o indriso en sístole.

1-1-3-3: Indriso en diástole.

3-1-3-1: Indriso de dos sístoles.

1-3-1-3: Indriso de dos diástoles.

3-1-1-3: Indriso en sístole interna.

1-3-3-1: Indriso en diástole interna.

B)- Idioma:PORTUGUÊS

DEFINIÇÃO DO INDRISO

O indriso é “um poema composto de dois tercetos e duas estrofes de verso único (3-3-1-1), que permite um uso LIVRE OU NÃO da rima e o número de sílabas nos seus versos; sem tirar o mérito dos poetas que preferem rima externa ou interna.”

2-Idioma:ENGLISH

DEFINITION OF INDRISO

Indriso is a poem formed by two triplets and two one-line stanzas (3-3-1-1), with free use of the rhyme and the number of syllables in its verses.

3-Idioma:FRANÇAIS

DEFINITION DE L'INDRIS

L'indris est un poème formé de deux tercets et de deux strophes d'un seul vers (3-3-1-1), avec nombre de pieds et rime libres.

4-Idioma:ESPAÑOL

DEFINICIÓN DEL INDRISO

El indriso es un poema que consta de dos tercetos y dos estrofas de verso único (3-3-1-1), con uso libre de la rima y medida de sus versos.

5-Idioma:ITALIANO

DEFINIZIONE DELL´INDRISO

L'indriso è un poema composto da due terzine e due strofe di verso unico (3-3-1-1), con uso libero della rima e del numero delle sillabe nei suoi versi.

6-Idioma: ASTURIANU

DEFINICIÓN D'INDRISU

L'indrisu ye un poema que consta de dos tercetos y dos estrofes de versu únicu (3-3-1-1). L'usu de la rima y del númberu de sílabes nos sos versos ye llibre.

7-Idioma:CATALÀ

DEFINICIÓ DE L'INDRÍS

L'indrís és un poema que consta de dos tercets y dues estrofes de vers únic (3-3-1-1). L'ús de la rima i del número de síl.labes en els seus versos és lliure.

8-Idioma:DEUTSCH

ERKLÄRUNG VON INDRISO

Das Indriso ist ein Gedicht, das aus zwei Terzetten, aus zwei Einzigeversstrophen besteht (3-3-1-1). Es hat freie Benutzung des Reims und des Silbennummers in seinen Versen.

9-Idioma:ROMÂNĂ

DEFINIŢIA INDRIS-ULUI

Indrisul este o poezie alcătuită din două terţine şi două strofe de un singur vers ( 3-3-1-1 ) în care numărul de silabe şi rima sunt libere.

-

http://www.recantodasletras.com.br/indrisos/3965894

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 02/11/2012
Reeditado em 02/11/2012
Código do texto: T3965894
Classificação de conteúdo: seguro