16-DEZ-2008-DONA BARATINHA QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA-Projeto Familiar para a HORA do CONTO.

16-DEZ-2008 - DONA BARATINHA QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA

-Projeto Familiar para a HORA do CONTO.

Criação dos textos e poemas, Montagem e Direção de Edição

do Projeto Familiar:Araújo-Brandão-Tejada:

Tia Sílvia Araújo Motta

Centro Educacional Passo a Passo

Diretora: Maria de Lourdes

Professora:Juliana

Aluna:Maria Olívia Brandão Tejada

Outubro:2008

-----------------------------

Ficha Técnica:

DONA BARATINHA QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA

Projeto Familiar:Araújo-Brandão-Tejada

Período: De 1 a 5 de outubro de 2008

FAMILIARES ENVOLVIDOS:

Leitores da Historinha:

Vovó Violeta Teresinha Araújo Brandão

Tia Dany Brandão

Apresentador

dos treze painéis com ilustração

dos Bichinhos com os nomes de cada um.

(0,25m x 0,20m)

Tio Sandro Araújo Brandão

Filmagem da Entrevista

à aluna Maria Olívia Brandão Tejada

Primo Aristides Araújo e Motta

Entrevistadora: Tia Silvinha.

Duração: 15 minutos

Preparação do ambiente cenográfico

e dos recursos materiais

usados na apresentação:

Janela em caixa de papelão(0,90mx0,50m)

Panelão com tampa(50 litros)

Tamborete, mesa, cadeiras.

Bichinhos de plástico e de borracha:

Responsável:Vovô Pedro

Seleção de Fotografias para o Vídeo:

Violeta, Sílvia e Rômulo

Figurino da Dona Baratinha

usado pela aluna Maria Olívia:

Vovó Violeta e Tia Silvinha

Produção do Vídeo e seleção musical:

Sílvia Motta e Rômulo Grossi

Duração: 30 minutos

DONA BARATINHA

QUE TEM FITA NO CABELO

E DINHEIRO NA CAIXINHA

1-JUSTIFICATIVA:

Considerando que houve um sorteio na Sala de Aula, pela Professora Juliana, sob a direção da Professora Maria de Lourdes, a aluna Maria Olívia Brandão Tejada, de 4 anos, trouxe para casa, uma linda e vermelha SACOLINHA DO CONTO, com o livro: “Dona Baratinha” dentro de uma caixa, a família deu o apoio necessário para a prevista tarefa extra-classe: “HORA DO CONTO” e, por isso, preparou um Projeto, em cinco dias, para registrar o evento, de modo que esta valiosa experiência seja divulgada na Escola Passo a Passo e entre os familiares Araújo-Brandão-Tejada.

Livro:DONA BARATINHA

Autora:Ana Maria Machado.

Ilustrações: Maria Eugênia

Editora: FTD-São Paulo/2004. 31 pp.

2-APRESENTAÇÃO:

Mais do que cumprir a proposta escolar, a família Araújo-Tejada-Brandão teve a tarefa de fazer o planejamento sustentado na fundamentação educacional, da importância da família integrada à escola e às artes cênicas no desenvolvimento da sociabilidade, cidadania, afetividade, criatividade, espírito crítico, prática da comunicação em Língua Portuguesa, auto-confiança e segurança da personagem principal do evento: MARIA OLÍVIA BRANDÃO TEJADA, de quatro anos, que fala e entende muito bem inglês e espanhol.

Vale ressaltar que a aluna, nasceu e reside na Ilha de Nantucket, Massachussets, nos Estados Unidos da América do Norte, freqüenta a Escola Passo a Passo, há dois meses, onde veio ampliar seu relacionamento no Brasil, e exercitar a Língua Portuguesa, entre coleguinhas da sua idade.

No próximo dia quinze de outubro de 2008, seus pais Ângelo Tejada e Denise Brandão Tejada virão ao Brasil, e brevemente, retornarão à residência em USA.

3-OBJETIVO GERAL:

Proporcionar um momento de lazer, união, interação com a escola e cultura familiar, predispondo a aluna MARIA OLIVIA BRANDÃO TEJADA à alfabetização e letramento, com documentação em vídeo e em publicação ilustrada, com fotografias e painéis.

4-ATIVIDADES EXTRA-CLASSE:

Escola Passo a Passo

“Dedicação e respeito ao seu filho”

BRINCANDO COM AS HISTÓRIAS

ATIVIDADES preparatórias para a Hora do Conto,

desenvolvidas pela FamíliaAraújo-Brandão-Tejada:

Durante os quatro dias, que antecederam a HORA do CONTO, tentamos criar um clima de suspense...

Em várias oportunidades, as conversas eram direcionadas para o conto da Dona Baratinha.

Fomos às lojas da nossa capital Belo Horizonte e compramos os bichinhos de plástico e de borracha, correspondentes aos que queriam casar com D. Baratinha.

No computador, copiamos as imagens dos bichinhos e escrevemos os nomes de cada um, com letra de tamanho 26.

Confeccionamos o traje especial para D. Baratinha:

Echarpe de renda, saia de filó branco, laço de fita vermelha, anteninhas presas em um arco para a cabeça.

Preparamos o cenário adequado ao evento, com panelão que comporta 50 litros, enfeitamos uma caixa de papelão para ser a janela da casa, organizamos mesa, cadeiras, tamboretes, etc. Ensaiamos a musiquinha acompanhada ao violão, pela Tia Silvinha.

Preparamos o texto da entrevista que antecipou a produção do Vídeo e integramos ações entre os familiares.

Vovô Pedro, Vovó Teresinha, Tio Sandro, Tia Dany, primo Tide (Aristides) e Tia Silvinha.

No dia anterior à HORA DO CONTO, gravamos uma entrevista informal, de 15 min com a aluna MARIA OLÍVIA BRANDÃO TEJADA. Marcamos o evento para as 16:00h de domingo, dia 5 de outubro de 2008, em nossa residência.

-------------------------------------

5-AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA:

A HORA DO CONTO FAMILIAR foi um excelente recurso psicopedagógico que tornou prazeroso e motivador o processo ensino-aprendizagem.

Mais do que cumprir a proposta escolar, a família Araújo-Tejada-Brandão teve a tarefa de fazer o planejamento sustentado na fundamentação educacional, da importância da família integrada à escola e às artes cênicas

no desenvolvimento da sociabilidade, cidadania, afetividade, criatividade, espírito crítico, prática da comunicação em Língua Portuguesa, auto-confiança e segurança da personagem principal do evento: MARIA OLÍVIA BRANDÃO TEJADA, de quatro anos, que fala e entende muito bem inglês e espanhol.

Vale ressaltar que a aluna, nasceu e reside na Ilha de Nantucket, Massachussets, nos Estados Unidos da América do Norte, freqüenta a Escola Passo a Passo, há dois meses, onde veio ampliar seu relacionamento no Brasil, e exercitar a Língua Portuguesa, entre coleguinhas da sua idade.

No próximo dia quinze de outubro de 2008, seus pais Ângelo Tejada e Denise Brandão Tejada virão ao Brasil, e brevemente, retornarão à residência em USA.

Para desenvolver a escrita a aluna MARIA OLÍVIA BRANDÃO TEJADA copiou com letras maiúsculas os nomes de todos os bichinhos pretendentes de Dona Baratinha, em anexo, que fará parte da publicação ilustrada prevista para ser divulgada, brevemente.

---***---

AGRADECIMENTOS E ESPECIAIS:

À Diretora da Escola Passo a Passo,

À Professora Juliana

À Vovó Violeta Teresinha Araújo Brandão,

Ao Vovô Pedro Carlos Brandão,

À Tia Dany: Daniele Brandão,

Ao Tio Sandro Araújo Brandão,

Ao Primo Aristides Araújo e Motta,

À Tia Silvinha: Sílvia Araújo Motta,

Ao Rômulo Grossi.

-------------------------------------------

6-COMENTÁRIOS DA ALUNA MARIA OLÍVIA

AO SER PERGUNTADA

PELOS VÁRIOS FAMILIARES ELA RESPONDEU:

1-Gostei de ser Dona Baratinha, vestir a roupinha de noiva dela, varrer a casa, achar a moeda e por dentro da caixinha.

2-Aprendi a cantar a “musiquinha” da Dona Baratinha, na janelinha.

3-Sei repetir tudo que os bichinhos falavam com Dona Baratinha.

4-Brinquei muito com os bichinhos da historinha de Dona baratinha...

5-Brinquei com o panelão que o ratinho, caiu e ficou no meio do feijão e do toucinho. Mexi a panela com uma colher grandona.

6-Gostei de ser filmada pelo Tide.

7-Gostei de ser filmada com muita luz, pelo rapaz do vídeo.

8-Gostei de escrever os nomes de todos os bichinhos...

9-Gostei de ver as fotos que vamos colocar no vídeo...

10-Gostei de ver todo mundo da minha casa ao redor da mesa...e batendo palmas para mim...

11-Gostei de ver o Tio Sandro mostrando os bichinhos...

12-Gostei de ver o Vovô Pedro me ajudando a carregar o panelão grandão.

13- No final da gravação, gostei de brincar de roda com a vovó, com o vovô, com o titio Sandro, com a Tia Dany e a Tia Silvinha.Cantamos: Cirandinha e Atirei o Pau no Gato.

14-Gostei de ganhar uma Medalha grandona, com o escritor mineiro João Guimarães Rosa e a imagem de Nossa Senhora de Fátima que titia Silvinha me deu.

15-Gostei muito da HISTORINHA DA DONA BARATINHA, QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA.

FIM.

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 06/10/2008
Reeditado em 24/12/2023
Código do texto: T1214882
Classificação de conteúdo: seguro