O Sonho de Gaia

Era uma vez uma linda princesinha, com cabelos de cachinhos dourados. A garotinha iluminava o dia com o seu sorriso. Gaia era o seu nome, ela era feliz porque no seu castelo moravam pessoas que a amavam. E Gaia estava sempre de bem com a vida.

A linda Gaia gostava de frutas e de ouvir contos infantis. No castelo, o vovô de Gaia era o contador oficial de historias. Contou ontem, conta hoje e amanhã muitos ouvirão a própria princesinha narrando suas histórias.

E ontem foi o dia em que a Gaia conheceu a história de Zik*, um sapinho diferente que tinha uma companheira chamada Moka... Gaia se encantou com Zik e foi dormir feliz. Afinal “Zik e Moka” faziam a diferença.

Dormiu e sonhou que estava brincando com Zik. O sapinho empurrava a sua cadeira de rodas para lá e para cá e Gaia sorria. Depois aparece Tatá, a tartaruguinha bem lenta, mesmo assim Tatá também participava das brincadeiras. E não é que havia um vaso cheio de água e quem estava dentro? Dendê. E Gaia gritou:

_ DENDÊ!!! VOCÊ TAMBÉM VEIO BRINCAR COMIGO?!

Dendê era um peixinho esperto, pulava do vaso brincava um pouquinho e depois voltava para a água. E Gaia feliz da vida cercada dos seus novos amigos: Dendê, Tatá e Zik. De vez em quando, Zik também começou a imitar Dendê. Ele pulava da cadeira de rodas só para ouvir as gargalhadas de Gaia... E a fala de Dendê.

Era tão real o sonho de Gaia, que as suas gargalhadas poderiam ser ouvidas do outro lado do quarto... Até que aparece uma sapinha para se unir ao grupo. E a sapinha foi logo dizendo:

_ Ei, princesinha, qual é o seu nome?

_ Eu sou a linda flor Margarida, mas pode me chamar de Gaia. E quem é você?

A sapinha que já estava com ciúme daquela menina ficar cuidando do seu sapinho, disse:

_ Eu sou a parceira desse sapinho que está no chão.. . Sou a Moka e ele é cadeirante não pode se jogar assim, poderá se machucar. Vou levá-lo para casa. E vou levar o Dendê comigo, também!

_ NÃO! NÃO! Deixe o Zik e o Dendê aqui! NÃO! NÃO!

E Gaia acorda assustada. Olha de um lado para outro... Sonho?! Parecia tão real. Corre para contar para o vovô que estava lendo contos do Recanto das Letras.

_ VOVÔ! VOVÔ! Conheci esta noite meus novos amiguinhos.

_Foi mesmo, princesinha? E quem são eles?

_Ah, vovô, o senhor não sabe?! O Zik, o Dendê e a Tatá... Apareceu também uma sapinha chata, chamada Moka! Ela até que é boazinha, mas ela me abusou...

E de imediato a princesinha Gaia começa a relatar o seu sonho. As brincadeiras desfrutadas e o quanto ela se encantou com a fala de Dendê, um peixinho baiano que gostava de falar:

_Vixe mainha, Zik caiu de novo!

No entanto, durante a explanação de Gaia, o peixinho dourado que estava no aquário ao ouvir falar do seu coleguinha Dendê, encosta no vidro joga beijinhos para a garota e ainda dar uma requebradinha... E Gaia arregala os olhos diante daquela cena inusitada:

_ VOVÔ! O peixinho dourado jogou beijos para mim!

Seu avô sorrindo, responde:

_Parabéns, minha princesa! Você já está criando as suas historias.

_ Vovô! Vovô! Dourado dançou também ...Eu vi, vovô!

_Sei... Sei...Talvez, ele também tenha vindo da Bahia... E está querendo lhe ensinar o axé...

E o vovô com um sorriso franco, a coloca no colo e dessa vez passa a ouvi-la narrar o seu sonho, já para uma plateia maior...

Elisabeth Amorim

• personagem do livro "Zik e Moka: dois sapinhos diferentes" - Editora Protexto.

Elisabeth Amorim
Enviado por Elisabeth Amorim em 14/09/2014
Código do texto: T4961126
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.