**AS JOANINHAS FOFOQUEIRAS**
 
 
Eram duas joaninhas, a vina e a vane, muito amigas,que adoravam "fofocar" sobre a vida dos outros insetos.Se estavam em casa,logo uma telefonava para a outra e passavam horas e horas conversando sobre o que a formiguinha tinha feito ou o besourinho havia dito e até mesmo a vida das borboletinhas elas tinham algo para fofocar.
 
 
Uma delas,a vane ficou resfriada não podia nem mesmo atender aos telefonemas da amiga e assim as fofocas foram se acumulando, esperando o dia que pudessem se encontrar para serem colocadas em dia.
 
 
Numa manhã de domingo a vina acordou com o toque do telefone:
 
 
- Alô!
 
 
- É a vina? perguntou uma vozinha do outro lado da linha.
 
 
- Sim,quem está falando?!
 
 
- Sou eu amiga,a vane.Estou melhorzinha e ansiosa para te ver e conversarmos um pouquinho, pode ser?!
 
 
- Claro garota!Que tal naquela margaridinha da casa do seu Rosalvo?
 
- Qual margaridinha que não me lembro?! pergunta vane.
 
 
- Aquela que sempre olhamos de longe e nunca tivemos coragem de subir com medo do velho.
 
 
- ahhhh...lembrei...disse vane.Vai ser ótimo ver o velhote lá de cima da margaridinha,pela sua janela.
 
 
Lá se foram as duas joaninhas ao desejado encontro.Chegando ao jardim começaram a subir pelo caule da margaridinha,vane por um lado e vina pelo outro e ooopppsssss ! que surpresa! 
 
 
A margaridinha era menor do que elas imaginavam e não cabia as duas onde imaginaram ficar sentadinhas conversando.
 
 
As joaninhas agarradas na flor se olharam espantadas,desceram devagarinho para não se machucarem e voltaram para as suas casas com as carinhas amuadas.
 
 
No caminho de volta vina falou para vane:
 
 
- Sabe amiga,esta mania de falar dos outros não é coisa boa não!
 
 
- Porquê?! perguntou a outra joaninha.
 
 
- Porque temos que ficar escondidas,falando baixinho para que não nos escutem e porque também não gostaríamos se soubéssemos que alguém estivesse falando de nós.
 
 
- Ah! Isto é verdade,sim. Eu mesma não gosto,respondeu a joaninha vane completando:você está coberta de razão,de agora em diante vamos trocar receitinhas de doces?
 
 
- hhuuummm...bem melhor! respondeu vina dando pulinhos de alegria e beijinhos na sua amiga.
 
 
Desde então as duas joaninhas deixaram de falar dos outros insetos e passaram a trocar receitinhas e criar historinhas para suas filhotinhas...
 
 
 
TRABALHANDO:A Maledicência,A Valorização da Palavra e do Tempo,O Respeito à Propriedade Alheia e aos Idosos,O Valor da Amizade.


*soninha*
Sônia Maria Cidreira de Farias
Enviado por Sônia Maria Cidreira de Farias em 07/02/2016
Reeditado em 07/02/2016
Código do texto: T5536720
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.