Filhos do deserto/ teatrinho para a Semana da árvore

A HISTÓRIA DA ÁRVORE

Contam que um homem encontrou uma semente mágica. Não sabendo o seu significado, ele a jogou sobre a terra. Alguns dias depois folhinhas começaram a brotar no local, e logo foram tomando forma de uma árvore grandiosa! Uma árvore mãe.

Firmou- se numa base, a raiz.

Cresceu o tronco, e logo descobriram que este seria o responsável a transportar o alimento para galhos e folhas que surgiriam depois.

Foi aí que descobriram que a semente encontrada era mesmo mágica.

Todos ao seu redor começaram a sentir a tão sonhada sensação de bem estar. Seus pulmões se abriram, e estavam muito mais felizes.

Quanto mais a árvore crescia, mas o povo daquele lugar se sentia bem. A animação tomou conta do vilarejo. As pessoas disputavam um lugar debaixo da grande árvore.

Não tardou, uma fragrância muito agradável começou a circular ao seu redor. Era o perfume das flores que agora enfeitavam a grande árvore.

Logo todos perceberam que ainda havia muito que descobrir sobre aquela sementinha mágica.

As flores atraíram abelhas, besouros e pirilampos que bailavam no ar, pra lá e pra cá. Passarinhos se aninhavam nos galhos mais altos e faziam grande algazarra.

O homem começou a entender o bem que aquela sua atitude causara a todos.

A Felicidade dos passarinhos ficou completa quando descobriram mais tarde que a grande árvore lhes oferecia frutos saborosos!

Para surpresa de todos, depois daquele dia começaram aparecer folhinhas brotando da terra por todos os cantos.

Era um novo planeta se formando. O planeta verde, com um grande pulmão latente.

O novo planeta durou milhões de anos. A sua destruição começou depois que o homem descobriu que a grande árvore lhe traria muito dinheiro.

Com o tempo elas foram desaparecendo até sua total extinção! Hoje vivemos neste planeta chamado Deserto. Comentam-se por aí que algumas sementinhas resistiram aos ataques e vivem em planetas distantes.

FILHOS DO DESERTO

Narrador:

A rainha das terras áridas costumava sentar-se com seus filhos para falar dos seus antepassados.

Numa dessas conversas foi surpreendida com questionamentos sobre um tempo que nem ela lembrava mais:

Filho 1-Mamãe, o que era árvore?

Rainha - Era um ser muito poderoso que protegia o homem e o planeta.

Filho 2- O que ela dava para o homem mamãe?

Rainha - Tudo! Do ar, ao lazer.

Filho 3- Mamãe, a senhora conheceu a árvore?

Rainha - Por pouco tempo, filho! Diz a história, que Ela não aguentou os ataques do homem e desapareceu da terra, como os dinossauros.

Filho 4- Mamãe, como era a árvore?

Rainha - Ah, muito linda! Dava-nos de tudo! Alimento, moradia, diversão, o conforto e a cura.

Filho 5- Mamãe, conta a história da árvore!

Rainha - Esta bem.

Filho 6- Puxa mamãe! Deveria ser lindo o planeta das árvores!

Personagens:

Uma professora ou aluna maior ( rainha)

6 alunos ( filhos )

De 15 a 20 alunos ( para carregar os balões/ árvore)

3 alunos para carregar os cartazes do final da peça.

1 aluno com a placa do FIM.

3 alunos maiores ( dê preferência para alunos do Ciclo autoral) 1 para narrador e 2 para montar a arvore/painel.

Figurino; camisetas cinza ( pode ser de TNT )

Material necessário:

Balões ( para a árvore) preto, marrom, vermelho, amarelo e verde

TNT cinza

Cartolina ( placas finais )

Cartazes;

1- NÃO PERMITAM QUE ESSA NOSSA HISTÓRIA SAIA DA FICÇÂO!

2- AINDA HÁ TEMPO PARA SALVAR O PLANETA!

3- PLANTE UMA ÁRVORE!