Metal Land – o Pragmático Hans
Outra figura peculiar na Iucunda Vrbs é o pragmático Hans.

Um rapaz de olhar penetrante e prático, Hans ver a Realidade como um jogo de xadrez. Para ele o mistério da vida é mexer as peças certas no momento certo.

Isso fez com que ele fosse considerado o ciuis bonus da Iucunda Vrbs. Quase todos o admiravam pela sua simpatia e atenção. Porém Hans somente deixava transparecer aquilo que seus conterrâneos esperam ver num ciuis bonus: um cara paciente, bom e disciplinado, algo nada complicado de se conseguir numa vila que exala tranquilidade. Mas não pense que ele seja falso ou manipulador, encare isso apenas como “instinto de sobrevivência social”.

Então em uma noite, Hans e Magnus se esbararam e conversaram sobre diversos assuntos…

— É simples Magnus! Basta você dar um sonoro “bom dia” que você já entra no coração das pessoas.
— Tá… Mas como isso vai me ajudar a sair daqui? – perguntou Magnus.
— Bem… Para isso temos que falar com as pessoas certas, usando o discurso certo no contexto certo. – respondeu Hans.
— Okay, mas pare com esse jogo de palavras e explique isso melhor.
— Certo. Primeiro temos que saber quais são as “pessoas certas”, aquelas que permitem a entrada e saída da vila.
— Pelo que eu sei só o Prefeito e o Padre podem autorizar isso.
— Então temos que falar com ambos, e é ai que entra o “discurso certo”. Qual seria a motivação para sair da Iucunda Vrbs?
— É ir para a Terra do Metal, pois lá é o meu lugar!
— Sim, é uma argumentação plausível e coerente com teu estado de espírito. De fato a Terra do Metal é o seu lugar, porém esse discurso não rola.
— Como não!?
— Simples… Eles argumentarão que "blablablá por que você quer sair? Blablablá fique aqui porque é mais seguro". Logo precisamos de algo melhor.
— Para fala a verdade, qualquer coisa que você falar, o Prefeito ou o Padre virão com essa desculpa de que “aqui é melhor do que lá fora”. - continuou Hans.
— Então o que você sugere? – perguntou novamente Magnus.
— Primeiro temos que analisar o contexto para partir dele criar um discurso certo.
— Sim… Mas como faremos isso?
— Amanhã conversaremos com o Padre primeiro para sondar a situação.
Für Donnergott! Esse Padre é um pé no saco! Temos que realmente falar com ele?
— Querendo ou não, precisamos conversar com ele primeiro para sabermos qual próximo movimento necessário.
— Entendi, mas isso realmente vai funcionar na prática?
— Veremos… - Finalizou o dialogo Hans.

Já era noite, quando ambos se despediram e Hans foi para casa.

O dia seguinte amanheceu com uma chuva moderada.

— Acorda filho! A mamãe quer que você compre um pão bem quentinho!
— Tá bom mãe… - respondeu de forma sonolenta Hans.

A casa de Hans é bem aconchegante. O piso e a parede são de madeira crua. Não há muitos cômodos e são poucos os objetos espalhados.

Levantou da cama e foi arrumar seu cabelo castanho escuro e liso e escovou os dentes. Em seguida partiu para o mercadinho Sai de Baixo.

— Bom dia quitandeiro!
— Bom dia ciuis bonus Hans! Quer levar um 1 kg de maçã do Latium? Está baratinho! – disse o quitandeiro do mercadinho.
— Não, obrigado, só quero o pão mesmo. – respondeu Hans.
— Então que tal levar 500 g de trigo amarelinho! É de alta qualidade e bem amarelinho! – apresentou uma nova “promoção” o quitandeiro.
— Sim, realmente está bem amarelinho o trigo amarelinho, porém deixa para uma próxima oportunidade. - respondeu novamente Hans.
— Opa! Mas olha só caro ciuis bonus! Veja! “Alho Tororó 2 moedas o quilo”! Aproveite que a promoção é só hoje! – mais uma vez o quitandeiro apresentou uma “grande promoção”.
— Realmente está barato, porém a minha mãe ainda tem muito alho tororó em casa.
— E o que você acha de levar meia dúzia de ovos da Granja Cocoricó? Está baratinho baratinho!
— De fato está bem baratinho, porém só quero o pão mesmo.
— E o milho roxo do norte! Leve duas espigas e ganha mais uma! – ofereceu mais uma “promoção”.
— Não, obrigado…

E foi assim até o quitandeiro apresentar todas as “promoções” e Hans negar todas.

Apesar de sempre responder de forma educada a cada item que o quitandeiro lhe empurrava, o jovem pragmático se queimava de raiva por dentro e já no “trigo amarelinho” queria mandar o quitandeiro calar a boca e passar logo o pão; pois todo dia era a mesma história! Sempre o quitandeiro falava que a loja toda estava em “promoção” (que na verdade nem eram “promoções”), e sempre Hans negava todas”.

Mas o autocontrole de Hans era recompensado; pois no final da “lista de promoções”, o quitandeiro ficava impressionado com a incrível educação do ciuis bonus e lhe dava um doce grátis.

Como sempre, tudo muito previsível para o jovem pragmático.

Depois de finalmente comprar o pão, Hans voltou correndo para casa devido a chuva.

Ao terminar o café, o pragmático foi para a casa do Magnus com a finalidade de começar “o jogo”.
Hans Vitor
Enviado por Hans Vitor em 22/02/2017
Reeditado em 03/03/2017
Código do texto: T5920943
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.