Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Natal

                                   
Houve uma época, não muito distante, a mais ou menos 30 anos, em que a celebração do NATAL tinha um significado muito importante para todos.
Ao menos para mim e meus familiares, e isto está vivo em minha memória, esta data era esperada e comemorada de forma diferente, ou quem sabe da forma correta.
Naquelas oportunidades, preparava-mos o nosso espírito e íamos visitar o presépio que minha madrinha de batismo (Zezé) construía com muita dedicação e zelo, para comemorarmos aquele acontecimento.
Lembro-me que tínhamos oportunidade de presenciar e sentir tudo o que o Natal através daquele presépio representava: Manjedoura, Reis Magos, Estrelas, Árvore com enfeites, Animais e principalmente o Menino Jesus, razão maior de nossas comemorações.
Bem, acho que estou me referindo a um tempo em que os valores para a ocasião, eram verdadeiros e que a emoção e a simplicidade imperavam, pois o aniversariante era realmente o motivo maior da celebração.
No entanto, nos dias de hoje, o que nos reserva o acontecimento do Natal?!
Desde setembro, temos presenciado reportagens sobre as festividades e novidades para o dia de Natal. Apresentaram-me quase tudo: O “velho” Papai Noel, Bonecos de Neve, Renas, Quirlandas, Presentes, Árvores com Bolas, Mensagens de preservação da natureza (está muito na moda e não poderia ficar de fora) e outros mais estranhos enfeites.
Não seria quase tudo, se fizesse presente a principal figura que é o aniversariante, ou personagem maior: JESUS.
Que pena, hoje fazemos a festa e não convidamos aquele que deveria ser o único homenageado. Transformamos a celebração de nosso personagem em algo que nem ao menos entendemos o verdadeiro significado do natal.
O Aniversariante passou a ser um mero coadjuvante ou figura da qual ninguém nota sua presença.
Somos indignos de participar de sua festa e no entanto nos consideramos os principais atores.
Estaria Eu ficando velho e ultrapassado? Não sei. Porém é o que sinto.
Desde já, votos de um Santo Natal a todos e que o Aniversariante abençoe a cada um de nós.
Paulo Kostella
Enviado por Paulo Kostella em 09/10/2007
Código do texto: T686980

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Paulo Kostella
São José dos Campos - São Paulo - Brasil, 58 anos
922 textos (177690 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/08/17 20:13)
Paulo Kostella