A Dor da Partida

A dor da partida de alguém que amamos é por demais sentida quando o amor e a amizade faz parte da nossa convivência e alguém vai embora dessa vida sem que estivéssemos esperando ou mais cedo do que esperávamos, sem ao menos nos despedirmos.

Traz uma imensa reflexão para toda nossa vida, nos dando conta do quanto ainda estamos despreparados para irmos ao encontro do desconhecido, daquilo que está além desta vida. É quando podemos ver melhor o quanto a gente deixou de amar quem partiu, quantos sorrisos e abraços deixamos de trocar com os nossos semelhantes ao longo dos nossos dias em nosso caminhar.

Nos faz ver o quanto nossas diferenças são pequenas diante da grandeza do Universo, do desconhecido e do infinito Amor Divino. Aquelas pequenas diferenças, detritos, migalhas de atritos que as vezes tanto atrapalha as pessoas e as relações pessoais. Quantas horas perdidas com coisas inúteis que não preenche em nada o ser humano, muito pelo contrário. Quantos momentos perdidos nos quais poderíamos ter estendido a mão, ter acolhido em nossos braços alguém que, mesmo a gente não sabendo, estava a implorar um pequeno gesto de amizade, uma palavra sequer de gentileza, um olhar de compreensão, de perdão. Mesmo aqueles que em determinados momentos não nos compreendem ou não o compreendemos.

Ah! se o tempo voltasse para refazermos nossas atitudes! Por que não ficamos mais um tempo com aquela pessoa amada e não lhe demos a atenção merecida naquele momento que podíamos? Por que no meio dos nossos afazeres não paramos um pequeno tempo sequer para dar alguns minutos de atenção a alguém que as vezes nos procura? Por que não perdoamos em tempo alguém que em determinado momento nos desentendemos? Essas perguntas muitas vezes fazemos depois que não temos mais tempo de refazermos nossos passos, nossas palavras, nossas acusações, nossos julgamentos, nossa falta de sensibilidade.

Quão valoroso pode ser um simples sorriso dado com espontaneidade e com amor a alguém! Não custa nada e é tão bom o que sentimos. Por que será que as crianças sorriem tanto? Será por que elas nos querem bem?

O sorriso, com certeza, é um sinal do bem querer!

Quão bonito o sorriso de alguém que nos ama!

Parece que a face das pessoas ficam iluminadas pelo sorriso e pelo amor que sentem. Os olhos sorriem também acompanhando o sorriso de alguém. É quando os corações se encontram e se abraçam sem a necessidade do contato físico. É o contato espiritual, mágico, iluminado pelo Divino Amor.

Aiaiai! que vazio no peito, por esse amor que partiu e deixou em nós o seu sorriso, a dor suave das boas lembranças, dos bons momentos, das horas de encontros, da esperança de dias melhores. O quanto precisamos plantarmos entre nós, boas sementes, bons momentos, horas de encontros. O quanto precisamos estender a mão para o nosso próximo, dizer da nossa alegria em encontrá-lo e poder abraçá-lo. Iluminá-lo com os nossos sorrisos, nossas boas palavras, de encorajamento a seguir em frente e continuar a luta por uma vida melhor, mais fraterna e humana.

Quem plantou o bem em sua vida e na vida do seu próximo, só pode ficar em um bom lugar depois que partiu para outra vida. Devemos sempre nos perguntar se estamos cumprindo essa boa nova, que é a Lei maior do Universo. Não adianta amar somente os bons e os mais próximos e não querer bem aos outros. Pois, todos somos iguais perante ao Criador de tudo que existe. Devemos trabalhar incansavelmente pela Paz e pela União das pessoas e valorizar nossos irmãos enquanto ainda estão por perto.

Cada um é uma dádiva divina e tem dentro de si uma partícula do Universo. O que podemos ter de mais sublime em nós é o Amor, que nos Une e nos eterniza para todo o sempre.

Se plantamos e cumprimos esse propósito podemos dizer que valeu ter vivido e convivido com alguém que se foi. Podemos estar com nossa consciência tranquila por ter dado o melhor de nós. Ter compartilhado aquilo que é mais valoroso nessa vida.

Devemos pois nos preparar, não carregarmos dívidas que podem pesar na balança quando alguém partir ou também quando partirmos dessa vida. Pensemos mais a respeito da vida, o que ela significa e o que estamos a fazer dela. Pois, ela é muito valiosa para vivermos de olhos fechados e o tempo passando sem que saibamos realmente aproveitá-la com os verdadeiros valores. Olhemos para o alto, olhemos para o próximo e olhemos para nós mesmos. Procuremos refazer nossas amizades, perdoar em nós as atitudes dos nossos irmãos, dar um passo em direção à reconciliação, polir as arestas, se desculpar das nossas faltas. Nunca deixar para amanhã o que podemos fazer hoje, amanhã pode ser tarde de mais.

Assim, podemos sentir a dor da partida sem arrependimentos amargos, sem questionamentos e conflitos, aceitando a inevitável partida com saudades e com profundo amor de irmãos. Reconfortando nos bons momentos vividos e compartilhados. Guardando no fundo do coração o sorriso e a esperança deixada pelas boas vivências.

Que os bons exemplos plantados possam espelhar um futuro melhor, mais humano e mais fraterno.

Que a Paz possa estar presente no coração de todos que ficaram e também daqueles que partiram para o outro plano além desta vida.

Dallas, TX, 07/11/2016, Lua Crescente.