Jesus é a Água que Nunca se Acaba - II

Antoni BigCuore*

Local: São Paulo,SP.,Brasil

Data: (alt. 18.03.2017)

-----------------------------------------------------------------------------

Nossa reflexão bíblica de hoje, está prevista no Evangelho de São João, capítulo. 4, 5-15; 19.b,26,39; 40-42

----------------------------------------------------------------------------

“Naquele tempo, Jesus chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. Era aí que ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio-dia. Chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber”.

Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. A mulher samaritana disse então a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se dão com os samaritanos.

Respondeu-lhe Jesus: “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: ‘Dá-me de beber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”.

A mulher disse a Jesus: “Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar água viva? 12Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e seus animais?”

Respondeu Jesus: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. 14Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”.

A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha de vir aqui para tirá-la”. “Senhor, vejo que és um profeta!” Os nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve adorar”.

Disse-lhe Jesus: “Acredita-me, mulher: está chegando a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.

Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”.

A mulher disse a Jesus: “Sei que o Messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas”. Disse-lhe Jesus: “Sou eu, que estou falando contigo”.

Muitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus. 40Por isso, os samaritanos vieram ao encontro de Jesus e pediram que permanecesse com eles. Jesus permaneceu aí dois dias. 41E muitos outros creram por causa da sua palavra. 42E disseram à mulher: “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo”.

*******

Diz o exegeta, Pe. José Bortolini: “Enquanto os judeus adoravam a Deus no templo de Jerusalém, os samaritanos o adoravam no templo do monte de Garizim. Jesus supera o nacionalismo religioso, mostrando que Deus quer ser adorado na própria dimensão da vida humana.” ( 1 )

___________________________________________________________

REFLEXÃO A. BIGCUORE: Uma das passagens mais lindas da Bíblia que eu acho. O Mestre, logo de cara, quebra o protocolo falando com uma mulher que era samaritana. Como é sabido, os judeus não se “davam” com os samaritanos.

Enquanto não “caiu a ficha”, a Mulher pensava em água natural, material, desta que mata a sede uma vez e depois se volta a ter sede.

Jesus demonstra toda a sua CAPACIDADE DE AMAR, deixando de lado os preconceitos e fazendo ver a ela que Ele era efetivamente o verdadeiro Messias, o Cristo, Aquele que iria resgatar a humanidade de seus pecados e sofrimentos. Jesus a acolhe com todo carinho e amor, assim como ela é, uma mulher pecadora.

Jesus lhe falava da “água viva” aquela que sacia o corpo e a alma eternamente! Ele é a própria ÁGUA VIVA. Diz a ela se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede. Ele te daria a água viva!!! Esta água simboliza os DONS do Espírito Santo que todo cristão recebe quando se batiza. (sabedoria, ciência, inteligência, fortaleza, conselho, piedade e temor de Deus).

Água sempre foi e será sinônimo de vida e vida plena!!!

Só “caiu a ficha dela” quando o Mestre, fala de sua vida pregressa. Aí sim, a ficha cai totalmente e ela teve um “insight”. Este homem é verdadeiramente um PROFETA!

Diz ela no versículo 19: “Senhor vejo que és um profeta!”

E depois disto, Jesus conseguiu convencer muita gente de que verdadeiramente Ele era um Profeta enviado por Deus Pai, cuja missão era resgatar a humanidade da mancha original.

Como cristão devemos celebrar, pelo menos semanalmente, a Santa Eucaristia, pela qual recebemos o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, seja em forma de hóstia católica ou mesmo, como fazem alguns evangélicos, em forma de pão consagrado. O sentido é o mesmo! Peçamos ao Pai Celestial que sempre nos mata a nossa fome e sede celestiais, dessa forma ou mesmo, espiritualmente.

Santo domingo a todas(os)!!!

___________________________________________________________

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!

___________________________________________________________

( 1 ) Bíblia Paulinas, edição pastoral, página 1.358.

(sp.sp. 26.03.2011, sábado, às 15,06 hrs.; alterado em 18.03.2017)(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável). Com leitores em mais de 90 países! (port/inglês/espanhol).

____________________________________________________________