Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ENVELHITUDE

ENVELHITUDE  -
Marcial Salaverry

Meu amigo, Aurelio, o tio do Chico, sempre agradece as colaborações para o enriquecimento de nosso vocabulário. Explico o título, citando um pensamento, de autor desconhecido (ao menos por mim):
"O segredo da perene juventude é ter uma causa a que dedicar uma vida."
Daí, o "envelhitude", ou seja o envelhecimento físico, provocado pela passagem inexorável do tempo, mas a manutenção da juventude do espírito. Este nunca pode e nem deve envelhecer.
A melhor maneira de conservá-lo jovem é manter-se em alguma atividade. E a Internet empresta uma colaboração inestimável nesse sentido, pois força seus usuários a manter-se ativos. Alguns, simplesmente escrevendo bobagens (até para isso é exigido um esforço mental...), outros escrevendo poemas, cronicas, outros, procurando atividades humanitárias. Aliás, existem muitas atividades diferentes dentro da Internet, facultando a que cada qual procure o que sentir mais disposição para fazer.
Até bem pouco tempo, nas escolinhas de computação, eram só jovens que lá estavam procurando aprender. Agora o que se vê é um número cada vez maior de idosos se matriculando. Segundo opinião do professor da escolinha onde aprendi os segredos da batucação computadorial, são alunos mais atentos e mais aplicados do que os jovens.
Sem qualquer sombra de dúvida, estes novos tempos estão abrindo um leque de opções cada vez maior para a manutenção da envelhitude. É isso aí, amigos do DNA (De Nascimento Antigo), vamos à luta.  Sempre procurando manter a atividade, intervalando sabiamente o computador com atividades físicas, pois é mantendo a mente e o corpo em atividade, que poderemos criar o grupo dos "aposenteiros" (aposentados interneteiros).
O negócio é encontrar sua causa, para não se deixar envelhecer totalmente. Basta o físico,  que cumpre as regras da natureza.
Assim sendo, o importante é manter o espírito sempre ativo e lúcido.
Já o ato de pensar em fazer ginástica é algo que ajuda... mas fazer, é melhor ainda...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 09/04/2005
Código do texto: T10457
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19843 textos (1961749 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 06:47)
Marcial Salaverry