CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

A HARMONIA CONJUGAL - ( para ser lida a dois)

O que é harmonia conjugal ?
Vejamos o que diz o dicionário:- “ E’ a disposição bem ordenada entre as partes de um todo.”
No casamento, ,portanto, termina a individualidade, tudo deve ser pensado e planejado a dois.
Para tanto os casais devem controlar os seus anseios e preferências, procurando pensar e viver a dois... e, depois da chegada de filhos, que também devem ser considerados nos planos de vida.
A concórdia gera a paz e a amizade entre as pessoas, através de acordos prédeterminados.
Na vida conjugal também encontramos  a Harmonia se, como uma orquestra, todos os componentes estiverem afinados entre si. Por isso procurarei colocar numa forma a que todos, lendo, reflitam e cheguem à conclusão de que, no seu lar, existe ou não a harmonia, que é o reflexo do verdadeiro amor a Deus na vida do casal. Vamos lembrar seu casamento? Vocês ainda lembram-se daquele “grande dia” ? Pergunto assim, porque já encontrei muitos casais que nem querem lembrar-se porque, apesar de juntos ainda, não souberam amar como é necessário para alongar e eternizar aquela união, como reflexo de verdadeiro amor  a Deus em suas vidas.
   
Lembram-se daquele dia que esperaram que chegasse e, que nunca mais acabasse? Onde, cada sonho se transformaria numa grande realidade? Os preparativos, os enxovais, os convites, a festa, a despedida de solteiro e de solteira?  A tão esperada viagem de núpcias?  Pois bem, os convido , agora, a fecharem os olhos e, por alguns momentos, abraçados, refletirem uns dez minutos, após uma oração, os capítulos do seu matrimônio, até agora. Em seguida, continuem a leitura.

Está valendo, ainda,  o juramento feito pelos dois diante do altar do Senhor?  O que fizeram do seu. E, daí, Como estão vivendo vocês, hoje? O que fizeram do seu casamento, um céu ou um inferno?   Muita felicidade? Muita decepção? Vivem harmoniosamente ou brigando por qualquer coisa? Respeitam-se, como esposo e esposa ainda...? Ou já se esqueceram do grande amor do namoro e do noivado?  Que lugar Deus tem ocupado no seu lar? Ou vocês O deixaram na saída da Igreja, como acontece com muitos casais?  Agora, olhem-se bem de frente, bem no fundo dos olhos e interroguem-se: “O que fizemos do amor que nos uniu?
São Paulo em sua carta aos Efésios 5, 21-31, fala sobre o sacramento do Matrimônio e, o que é necessário para que os casais tornem lindas a história da sua vida no lar.

O Sacramento do Matrimônio realiza tudo aquilo que significa, por isso exige o básico para que seja harmônico = Exige  Infra-estrutura = maturidade humana. No matrimônio se dá a união total e inseparável ,entre homem e mulher.  A unidade espiritual já é própria do cristão. “ Assim, já não são dois mas um só. Em Mateus, 19, 6 = “Já não há um homem e uma mulher, mas um só.” “Sois um em Cristo”, Gal. 3,28 , ou seja ambos se identificam tanto através do amor, que ficam conhecidos, no seu meio social, o José da Maria, o Francisco da Marta e  etc.
O Sacramento do matrimônio , por isso, é exigente : Exige conhecimento mútuo, bastante intenso,exige aceitação mútua entre os dois. Aceitar o outro como ele é, por isso existiu namoro e noivado.
Exige mútua complementação harmoniosa – Afinação de vidas- Quem manda? A interação necessária. A renda familiar (a mulher trabalhando fora) o auxílio mútuo. A necessidade de cada um ocupar o seu devido espaço no lar, com todas as implicações que lhe são inerentes. Exige capacidade de diálogo- Unidade na liberdade.- O respeito aos direitos e deveres.
Vivemos um tempo de massificação, onde os os usos e costumes, a inversão de valores, as expulsões feitas pela sociedade , da moral, do pudor, do respeito mútuo e de Deus. A adoção da lei da vantagem que mascara todo erro.. Existem muitas instituições sociais que interessam-se pela decadência da família, expulsando do seu meio, os ensinamentos de Jesus, para substituí-lo por deuses que gerem lucros materiais, desprezando o Amor de Deus. O lar, é o melhor lugar para se viver em harmonia, porque a sua base é o amor sincero e absoluto pelo esposo, pela esposa.
O lar sem conteúdo espiritual é abalado facilmente por motivos banais, como a falta de fé em  Deus, também. Quando um casamento é realizado, seis pessoas se casam : A  que eu queria que fosse. A que eu penso que é. E, a que realmente é... Enfim, casamento, enlace matrimonial, é para pessoas dignas, prontas no seu todo. E' fundamental  o AMOR como obra divina. Que são, verdadeiramente capazes, prontos para entregarem-se para tal ato. E, aptos a desempenharem todos os papeis que lhes serão exigidos durante a caminhada .( AMÉM)...  Bene – Ctba. ( b. g. j. ) DEUS É BOM-DEUS É FIEL- 11/08/08


Bene
Enviado por Bene em 11/08/2008
Reeditado em 11/08/2008
Código do texto: T1122888

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
Bene
Curitiba - Paraná - Brasil, 82 anos
481 textos (243014 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/07/14 12:29)