Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DA NECESSIDADE DO TERCEIRO OLHO.

O terceiro olho é uma necessidade de sobrevivência. Na verdade, trata-se de um órgão constituído de fogo que reduz as coisas, os entes, a objetos de análises, de reflexões profundas. É o olho da Sabedoria que nos possibilita avançar para além das aparências e nos permite atingir a zona de significados substanciais. O terceiro olho é o logos heraclitiano, é o olho da alma platônico ou ainda o olho do coração agostiniano.

É dever de todos nós fazermos medrar este olho. Ele está aí, bem dentro de cada um, e basta a coragem de usá-lo a fim de que as coisas passem a tomar outras dimensões. Convém, todavia, atentarmos para o seguinte: Sócrates foi condenado a beber a cicuta exatamente por não permitir que lhe atrofiassem o terceiro olho.

A alienação quase sempre entra em nós através dos olhos chamados naturais. Destarte, a despeito dos perigos, é mister, ao HOMEM INTELIGENTE, se da fato deseja viver com Sabedoria, jamais deixar que lhe ceguem tão imprescindível instrumento de LIBERTAÇÃO. Afinal, numa paráfrase nietzscheana, é o terceiro olho que nos abre, com segurança, o universo do sentir, do ver, do ouvir, do suspeitar, do esperar e do sonhar coisas extraordinárias.
Ary Carlos Moura Cardoso
Enviado por Ary Carlos Moura Cardoso em 22/02/2006
Código do texto: T114914
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Normal.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ary Carlos Moura Cardoso
Palmas - Tocantins - Brasil
1002 textos (256378 leituras)
1 áudios (293 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 01:59)
Ary Carlos Moura Cardoso