Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Vacinação é a melhor forma de evitar a gripe

Revista Pais informa:
Vacinação é a melhor forma de evitar a gripe
 
Mal-estar, febre, tosse, coriza e dor de cabeça. Esses sintomas da gripe costumam "derrubar" qualquer pessoa, principalmente os idosos que, mesmo saudáveis, associam-se ao grupo com baixa resistência imunológica. "Não existe cura para essa doença, o melhor seria o tratamento preventivo, mas isso requer, uma boa alimentação, exercícios físicos, e sempre um agasalho na mão. No caso dos idosos, só esses cuidados não bastam, a melhor prevenção é a vacinação", afirma a médica pneumologista Magali Nunes.
 
No Brasil, a vacina contra a gripe foi introduzida em 2000. No ano passado, apenas no primeiro dia, foram imunizadas 543.840 pessoas. Dados do último ano da campanha mostram que 90% das mortes, advindas da gripe, ocorrem em pessoas com mais de 60 anos. "O tratamento é indispensável, de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente, prescrevemos alguns remédios que servem apenas para diminuí-los. Com os idosos é preciso um diagnóstico rápido devido ao perigo de graves complicações, como a pneumonia", diz a médica.
 
A gripe pode ser transmitida por tosse, espirros, fala ou por respiração, pois qualquer pessoa pode contrair a doença simplesmente por estar no mesmo ambiente em que há alguém gripado. O vírus causador da gripe, o influenza, sofre várias mutações de um ano para o outro, por isso a importância de se renovar a vacinação a cada outono, que é a época onde há mais incidência da doença.
 
A Organização Mundial da Saúde recomenda a vacinação de todos os indivíduos com mais de 65 anos e crianças. No Brasil, o Ministério da Saúde se responsabiliza pela imunização gratuita de todas as pessoas acima de 60 anos, este ano a campanha começa em abril. Alguns países, como os Estados Unidos, aconselham a vacinação da população a partir dos 50 anos e de todos os indivíduos com risco de complicações, independentemente da idade.
 
Nesse último grupo, incluem-se os portadores de doenças crônicas, como diabetes, bronquite crônica, enfisema, asma ou doenças renais ou cardíacas, alcoolismo entre outras.
 
DCI
http://www.febrafarma.org.br/areas/comunicacao/clipping_display.asp?id=3695
---
Experimente ler a revista Pais!
Faça já sua assinatura e receba em casa os próximos exemplares da sua Pais.
Entre em contato conosco pelos telefones (15) 3227-2620 ou 9104-8264, ou mande um e-mail para assinatura@paissorocabanos.com.br
===


 
Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 19/04/2005
Código do texto: T12007
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Douglas Lara
Sorocaba - São Paulo - Brasil, 78 anos
517 textos (131771 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 00:20)