Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Para as mulheres

Tenho ouvido em muitos lugares, e de muitas mulheres, que não se deve tentar entendê-las do ponto de vista racional, mas apenas "sentí-las" ou "vivê-las".

Ao mesmo tempo em que parabenizo as mulheres por todas as suas qualidades, e apoio sua luta em prol de dignidade em todos os aspectos, peço permissão para discordar.

Uma nova visão da mulher não pode prescindir do esclarecimento que só a razão nos traz. Quando tivermos a coragem a disposição para olharmos a realidade das mulheres, no micro e no macrocosmos, talvez comecemos a entender por que sofrem e possamos encontrar meios de diminuir ou acabar com esse sofrimento.

Os sentimentos de que tanto necessitamos nos levam normalmente a ações tão cegas quanto eles. Embora a razão possa ser manipulada pela desonestidade, é um instrumento fundamental se quisermos analisar esse ser que tem no corpo e suas emoções a sua principal referência: um corpo que lhe pede o prazer e o cuidado para cumprir sua missão natural - a maternidade. Um corpo (e suas emoções), em razão do qual busca desesperadamente o amor. Um corpo que tem de doar para obter esse amor e depois para gerar e alimentar os frutos desse mesmo amor. E um corpo que, quando exaurido em razão de toda essa doação, lhe nega o mesmo amor.

Negar o valor da razão que pode permitir essa visão clara, em troca de um falso intelectualismo, que apenas justifica uma manifestação de poder superficial, não é, a meu ver, a melhor estratégia para uma mudança de verdade. E apelar para os sentimentos, num mundo dominado pela irracionalidade violenta, não fará mais do que embaralhar sentimentos de toda ordem, sem que se norteiem as ações mais eficazes.

O que é preciso enxergar é que a ordem vigente é contra os interesses do ser humano, mulheres ou homens, e manipula ora um grupo ora o outro em função de interesses da elite econômica. O resto é um teatrão que às vezes diverte, às veze faz sofrer, mas quase sempre engana.


P.S.: Quem me chama de provocador parece não levar em conta o quanto a realidade em volta é provocante. Abaixo um poema que recebi hoje pelo correio eletrônico, dentro da linha da ideologia da emoção.

"Nada mais contraditório do que "ser mulher"...
Mulher que pensa com o coração, age pela emoção
e vence pelo amor.
Que vive milhões de emoções num só dia e transmite
cada uma delas, num único olhar.
Que cobra de si a perfeição e vive arrumando desculpas
para os erros, daqueles a quem ama.
Que dá as asas, ensina a voar, mas não quer ver partir
os pássaros, mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.
Que se enfeita toda e perfuma o leito, ainda que seu
amor nem perceba mais tais detalhes.
Que como uma feiticeira transforma em luz e sorriso as
dores que sente na alma, só pra ninguém notar.
E ainda tem que ser forte, pra dar os ombros para
quem neles precise chorar.
Feliz do homem que por um dia souber, entender a alma da mulher!!"
Nelson Oliveira
Enviado por Nelson Oliveira em 08/03/2006
Reeditado em 08/03/2006
Código do texto: T120503
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nelson Oliveira
Brasília - Distrito Federal - Brasil, 55 anos
345 textos (25583 leituras)
2 áudios (313 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 09:08)
Nelson Oliveira