Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

HOMENAGEM ÀS E AOS POETAS

HOMENAGEM ÀS E AOS POETAS
Marcial Salaverry

Enquanto houver poetas no mundo haverá um rastro de amor e luz entre as criaturas.
Esta mensagem, cujo autor desconheço,  é de uma felicidade extraordinária.  Realmente os poetas constituem uma espécie de pessoas privilegiadas, com um sentimento de humanidade muito grande, e uma sensibilidade fora do normal.
Sabem como ninguém captar a beleza dos melhores sentimentos que as pessoas são capazes de sentir, e com a sensibilidade de suas almas privilegiadas, os transpõe para o papel, levando sempre emoção para  quem sabe ler e interpretar a beleza de uma poesia.
Ser poeta, é ser um mago, que capta no ar sua inspiração. Por vezes, uma queixa ou mesmo uma alegria que alguém lhe passa, já desperta o que os poetas antigos chamavam de "estro divino".  E surge mais uma poesia, fruto da inspiração daquele momento especial.
Quase sempre encontramos algumas poesias que nos falam diretamente aos sentidos. Parece que foram escritas diretamente para nós, tal é a maneira como nos "vemos" no texto.
Se alguém afirmar que nunca se emocionou com alguma poesia, eu direi que estou diante, ou de um analfabeto, ou de um mentiroso, ou então de alguém totalmente desprovido de sentimentos, que nunca leu uma poesia.  Sempre um poema estará “dizendo” algo para alguém...
Uma poesia não deve ser lida superficialmente, devemos sempre buscar nas entrelinhas o que realmente o poeta quis dizer.  Fala-se muito por metáforas.  Portanto, é além de tudo, um bom exercício imaginativo.  Poesias existem que tem dupla interpretação, dependendo de seu estado d'alma.  Arranca sorrisos de felicidade de uns, porém leva outros às lágrimas.
E a todos amigos poetas que encantam nossa vida com suas poesias e poemas, vai aqui meu abraço especial.  Nunca desistam de seus sonhos. Seu talento vale a pena qualquer esforço.  A vida é bela, e vale a pena ser vivida.
E se pudermos embelezá-la mais ainda, usando nosso talento, não podemos hesitar um só segundo.  O dom literário é uma graça divina que não deve ser desperdiçada.
Penso que todo aquele que tem dentro de si esse talento, deve deixá-lo aflorar. Escreva, poetize, busque divulgação, garanto que vale a pena.
Portanto, sempre que se emocionarem diante de uma poesia, um poema, se não puderem ou não quiserem enviar os parabéns ao autor (a), simplesmente façam um agradecimento mental.  Garanto que a sensibilidade "poetal" captará sua mensagem no ar.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 07/05/2005
Código do texto: T15520
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19860 textos (1962997 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 16:45)
Marcial Salaverry