CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

FALANDO SOBRE CRIANÇAS

FALANDO SOBRE CRIANÇAS
Marcial Salaverry
 
Um tal de Joubert disse certa vez que as crianças precisam mais de exemplos do que de conselhos.
O que é muito certo, pois não adianta você querer dar conselhos (aliás, se conselhos fossem bons, não seriam dados, seriam vendidos), recomendando a seus filhos que não fumem (por exemplo), se você mesmo for fumante.  A maior possibilidade será ele espelhar-se no exemplo ao vivo e a cores(e cheiro) que tem em casa.
Certamente pensará: Ora bolas, o coroa fala preu num fumá, mas ele fuma... Qual é ?
Qualquer um pode observar que a tendência natural de uma criança é seguir os exemplos de casa.  Então, para se por filhos no mundo, deve-se pensar muito nisso.  Nos exemplos que você dará a eles.  Já pensaram no que podem se transformar, por exemplo, os filhos de políticos? Que coisa feia vai sair daí, não acham?
Por vezes acontece um caso esporádico de uma criança ter uma personalidade muito forte, e conseguir  olhar o lado errado dos exemplos domésticos, conseguindo, assim,  fazer a coisa certa.  Como exemplo, volto a frizar o caso de pais fumantes ou alcoólatras (senão os fumantes de plantão vão dizer que estou de marcação...), a tendência natural é seguir o caminho de seus pais, salvo se tiver uma força espiritual muito determinada, e consigam enxergar o lado negativo do vício paterno (ou materno), mudando o rumo de sua vida.  Mas isso não é fácil.  Portanto, o importante é darmos bons exemplos para nossos filhos.  Se apesar disso, quiserem seguir outros rumos, será por seu livre arbítrio, e portanto será problema deles.
Seguindo essa linha de raciocínio, é que concordo com casais que não querem ter filhos, pois se por força de obrigações profissionais não puderem dar uma educação controlada e adequada aos filhos, o melhor mesmo é não tê-los pois, com os atuais meios de comunicação, os maus exemplos estão correndo à vontade pela televisão, Internet e etc..., e a ruminante fêmea, tranquilamente vai para a região pantanosa...
Bem, crianças, lembrando um joguinho de minha infância: Fazerão tudo que seu mestre mandar ?  FAZEREMOS... Então, para fazerem, TENHAM UM BOM DIA, sigam meu exemplo...
 
Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 12/08/2009
Código do texto: T1749678
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 75 anos
16262 textos (1723437 leituras)
3 áudios (757 audições)
6 e-livros (2077 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/09/14 23:14)