Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Curso e sindicalização na area de necropsia

A sociedade vê esse profissional como alguém mórbido e até com muito receio, muitas lendas e preconceito foram criados, mas na verdade o que acontece, são pessoas da área, gente despreparada, pouco orientada e sem conhecimento profissional, ate porque nunca existiu curso que os prepare bem, nem para trabalhar em hospitais e nem na policia, mesmo cursando academia. Hoje em dia com o aumento de series de TV com CSI e outros filmes, internet, e outros meios. Pessoas curiosas e outras interessadas na área começaram a procurar esse tipo de curso e escola vem surgindo com o objetivo maior de preparar pessoas para entrar na área de necropsia.

Vamos exclarecer duvidas hoje.

O que é necropsia?
•Uma necropsia ou autópsia é um procedimento médico que consiste em examinar um cadáver para determinar a causa e modo de morte e avaliar qualquer doença ou ferimento que possa estar presente.

Quando um cadáver tem de ser necropsiado ?
Existem três indicações clássicas previstas em lei para a necropsia:
• morte violenta (por acidentes de trânsito, do trabalho, homicídios, suicídios etc);
• morte suspeita (sem causa aparente);
• morte natural de indivíduo não identificado.

Quais os tipos de necropsia?
Existem basicamente 2 tipos:
-Necropsia medico-legal. é a area ligada a policia ciêntifica.
Todas as mortes por causas não naturais e as mortes que se acredita ser devido a causas naturais, mas quando a causa médica da morte não é certa ou conhecidos são submetidos a um inquérito. O objectivo de um inquérito é apurar os fatos relativos à morte. Isto é conseguido através da investigação e na conclusão do inquérito é chegado a um veredicto sobre se a morte foi devido a uma natural, acidental, suicida ou uma causa homicida. Um inquérito não é um julgamento. Não há nenhuma denúncia ou requerido e, na conclusão do inquérito nenhum julgamento é passado. O sistema de inquérito existe em todas as partes do mundo.

-Necropsia SVO:
Os Serviços de Verificação de Óbitos (svos - Esse-Vê-Ós) são instituições que têm por finalidade a determinação da realidade da morte, bem como a sua causa – desde que natural e não sob suspeita de violência – nos casos de óbitos ocorridos sem assistência médica ou com assistência médica, mas em que este sobreveio por moléstia mal definida. (Laurenti e Mello Jorge, 1995).

JUSTIFICATIVA
A atividade de verificação e esclarecimento da causa mortis tem importância estratégica para o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica. Contribui para detectar as emergências epidemiológicas, o diagnóstico de casos isolados ou surtos de doenças emergentes e reemergentes, ou agravos inusitados, orientar a tomada de decisão para o controle de doenças no curto prazo, bem como complementar outras ações, contribuir para o aprimoramento da qualidade da informação de mortalidade, essencial também para subsidiar o monitoramento de políticas de médio e longo prazos.

SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITOS
(base da investigação epidemiológica)
BASE DA INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Tem por finalidade a realização de necrópsias nos casos de morte por causas naturais afim de estabelecer a Causa Mortis , quando a mesma não foi estabelecida em ambiente hospitalar ou quando o óbito se deu em residência

Quando as autoridades politicas não se interessam por areas como o serviços de necropsia. Existe um reflexo na população.
11/11/2009
Além da dor de perder um ente querido, alguns familiares ainda têm de lidar com o desconforto da espera por um atestado de óbito.
Familiares:
"Para eles, o tempo "perdido" na recepção do SVO podia ter sido usado para que os amigos e parentes se despedissem da mãe. "Se o HGF já tivesse dado o laudo da minha mãe, que estava há oito dias internada lá, nós teríamos começado a velar o corpo ontem (na segunda-feira) e agora de manhã (ontem). Já íamos levar para casa, quando o médico do hospital disse que não podia emitir o documento por não saber a causa da morte."

DO MOMENTO DA MORTE.
Hoje no Brasil o assunto está pacificado, pois a Lei nº 9.434/97 estabeleceu em seu artigo 3º que, considera-se morto o indivíduo quando ocorrer a
"... morte encefálica, constatada e registrada por dois médicos não participantes das equipes de remoção e transplante, mediante a utilização de critérios clínicos e tecnológicos definidos por resolução do Conselho Federal de Medicina."

DA CERTIDÃO DE ÓBITO. DO SEPULPAMENTO.
Para que possa ser realizado o sepultamento é necessária a existência da certidão de óbito. E para se obter a certidão de óbito é necessária a existência do atestado de óbito ou declaração de óbito.
"Art. 77 - Nenhum sepultamento será feito sem certidão, do oficial de registro do lugar do falecimento, extraída após a lavratura do assento de óbito, em vista do atestado de médico, se houver no lugar, ou, em caso contrário, de duas pessoas qualificadas que tiverem presenciado ou verificado a morte".
Essa declaração não se confunde com a estatuída no artigo 79 da Lei nº 6.015/73. Nesse artigo estão previstas aquelas pessoas que são obrigadas a comunicar do óbito.

DA EMISSÃO DO ATESTADO DE ÓBITO.
A emissão do atestado de óbito é responsabilidade dos médicos, e de acordo com o caso em concreto caberá ao Médico-legista, ao Médico plantonista do Hospital Público, ao Médico que prestava atendimento ao morto, ou ainda, ao Médico com atuação no Serviço de Verificação de Óbito.

Qual a função do necropsista?
Funções de necropsista
As atribuições da função-atividade de AUXILIAR TÉCNICO DE SAÚDE (AUXILIAR DE NECROPSIA):
- Receber e entregar cadáveres de pacientes falecidos no Hospital, acondicionando-os em geladeira
- Realizar a necrópsia dos pacientes, nos casos pertinentes
- Proceder ao preparo do corpo pós-mortem, incluindo eventual formolização ou embalsamento do mesmo
- Entregar do corpo aos familiares e Serviço Funerário
- Realizar a limpeza e manutenção da sala de necropsia e utensílios
- Preparar soluções químicas utilizadas na conservação e trato de espécimes anatômicos
- Acondicionamento, manuseio e recorte de peças anatômicas mantidas em soluções químicas fixadoras
- Auxiliar o médico no exame de peças anatômicas, realizando eventualmente fotografias e dissecções.


O que são os cursos de necropsia hoje?
  Com a lei de estagio, os necroterios que aceitavam ajudantes como estagiarios, hoje não aceitam mais. Para se fazer um estagio em necropsia é preciso estar num curso e por intermedio de uma instituição de insino que isenta o local de quaquer problema de ordem trabalhista. Assim vem surgindo em varias areas do Brasil cursos de necropsia com convênio entre escola profissionalisante e IMLs e SVOs. Os estagiarios não treinam em cadaveres e sim auxiliam os profissionais do local, assim podem aprender o oficio. Isso vem a acontecer após alguns meses em sala de aula aprendendo teoria de etica, comportamento, base legal, anatomia e tecnicas diversas na area. Os cursos de necropsia vem tendo grande procura e cada vez mais estão surgindo novos cursos.

Quem são os necropsistas?
Somos parte da sociedade, pagamos impostos, compramos, geramos divisas e recursos e tambem trabalhamos para que os medicos possam aprender mais com a morte de seus pacientes, assim tambem como ajudamos aos familiares a não ter duvida da causa e das conssequencias das doenças de seus entes queridos. Nós tambem ajudamos na idêntificação de corpos em acidentes...Alias! Esses acidentes aereos, não se pode somente lembrar de medicos e peritos, mas tambem dos necropsistas que manipulavam os corpos. Assim como acontece na identificação das vitimas de desastres aereos, tambem atuamos nas catastrofes, acidentes, crimes e tudo que leva a morte do ser humano. Por isso essa profissão merece total respeito e conssideração da sociedade e  por parte das autoridades.

Nos concursos: Profissão muito procurada, mesmo sem a maioria saber o que é ou ter capacidade de atuar.

Curso de necropsia: Capacitação profissional/curso livre

Grade:
Noções de ética profissional
EPIs
Biossegurança
Postura profissional
-Anatomia
Planos anatômicos
Pele
Coração
Sist. Vascular
Sist. Digestório
Sist. Geniturinário
Sist. Músculo/esquelético
Sist. Nervoso central
-tecnicas de necropsis
tanatologia
Técnicas de abertura
Técnicas de retirada de órgãos
Técnicas de cortes de apresentação
Técnicas de sutura e estancamento
-noções IML/SVO
Introdução
Crime/acidentes/catástrofes-IML
Morte natural-SVO

-Estagio pratico

Curso voltado a formaçao tecnica e humana de profissionais da area de necropsia.
Um curso voltado para novos profissionais ou pessoas q queiram ter uma nova forma de olhar a vida e a morte.

Duração do curso: 10 meses – 8 meses teórico e 2 meses em estágio.

Pré-requisitos: 2º grau completo ou último ano do Ensino Médio e idade mínima 18anos.

Preço:90,00 mensais

Curso apostilado: apostila(60,00)

Método: Aula expositiva, dinâmica de grupo, psicologia de preparo, abordagem de assunto sobre morte e ética, apresentação de vídeos, estudo com mapas de Anatomia do corpo humano, estudo de casos, retroprojeções, exercícios, avaliações e estágio supervisionado.

Mercado de trabalho: O auxiliar de Necropsia trabalha em hospitais, IML e funerárias.

interessados:
Escola Coração de Jesus
Tel: 3483-7749 e 2609-1516

Localidade:
R. Arnaldo Vallardi Portilho,10
 Penha-SP/SP

site:
http://www.escolacoracaodejesus.com.br/

Sindicalização:
PLEITEAMOS:

 UMA JORNADA DE TRABALHO MAIS FLEXÍVEL
 INSALUBRIDADE
 AVALIAÇÃO MÉDICA SEMENSTRAL (APTIDÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA)
 CONVÊNIOS MÉDICOS E ONDONTOLÓGICOS
 REDE DE DESCONTOS
 PLANO DE CARREIRA EMUNERAÇÃO COMPATÍVEL
 CURSOS TÉCNICOS ESPECIFICO (ATUALIZAÇÃO/FORMAÇÃO)
 REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO

Criação de sindicato: Sindicato dos Profissionais de necropsia
(sindicato em processo de reativação)

Apoio:
Escola Coração de Jesus
Formação de necropsistas
Fone (11) 3483-7749 - 2093-3536
R. Arnaldo Vallardi Portilho,10 - Penha
São Paulo - SP, 03632-030

Site espanhol do ramo funerario:
http://Post-Mortem.com

divulgação:
http://anatomistaenecropsista.blogspot.com

Existem colegas na nossa area buscando criar um sindicato na area de necropsia e pós-necropsia. Alem de colegas, escolas e entidades interessadas tambem. A criação definitiva tera que ter todo embasamento tecnico e juridico. Faço votos que ergão-se as vozes da ideologia sindical e apoiem o reconhecimento da area de necropsia.

Necropsista
Sergio
necropsista
Enviado por necropsista em 12/02/2010
Reeditado em 12/02/2010
Código do texto: T2083161

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (necropsista). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
necropsista
São Paulo - São Paulo - Brasil, 47 anos
16 textos (88313 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 28/07/17 00:02)
necropsista