Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O pão nosso de cada dia!

Consciência política e o pão nosso de cada dia.

Conscientização político-partidária não é algo fácil de se implantar numa comunidade onde o sistema paternalista está firmemente enraizado na mente e no coração do cidadão.

Cada um cuida da sua vida como pode e a maioria só pensa no pão de cada dia. Percebe que há problemas em algum setor quando precisa dele. Reclama então daquilo que lhe falta, xinga até quem não deve e, depois que tudo passa, continua sua vida rotineira – como se a estrutura que administra todos os poderes públicos e as concessionárias prestadoras de serviços (água, luz, telefonia, transporte coletivo, funerária, etc) não lhe dissessem respeito. Os partidos políticos, então, nem pensar... para que se preocupar com isso? Não é época de eleição!

Pois é aí que o cidadão se engana. Está na hora, sim, de conhecer melhor os partidos, de acompanhar suas propostas, de apoiar seus militantes – de ser, na verdade, um deles. Pelo menos assim poderá discutir de igual para igual com aqueles que comandam toda essa rede de interesses onde alguns só tentam levar vantagem e a grande maioria fica só no prejuízo!

É preciso, portanto, interessar-se um pouco mais por essas questões. Afinal, são as decisões políticas que afetam nosso bolso, nosso bem-estar e a nossa qualidade de vida! E elas estão nas mãos de poucos porque a maioria não se interessa ou não dá o devido valor. O poder está nas mãos dos que participam...

Lula está no topo do poder, mas veio de onde estamos. Não estaria lá se continuasse apenas com suas “peladas” e cervejadas... Era o que gostava de fazer antes de filiar-se ao sindicato e se envolver com a política. Nela tudo é ocasião e participação – mas a primeira não acontece sem a segunda! Portanto...

01/03/2004
Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 16/08/2006
Código do texto: T217885
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Lourenço Oliveira
Salesópolis - São Paulo - Brasil
1277 textos (109611 leituras)
23 e-livros (1394 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 12:56)
Lourenço Oliveira