Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A Significância do Ser

Você é apenas uma pessoa comum, no meio de milhares de outras pessoas em uma cidade comum também. A cidade em que você vive é apenas uma das inúmeras cidades que compõe o todo maior chamado de estado. Esse estado, como muitos outros, está em um país, que junto com outros está situado em um continente. Esse continente, junto com outros quatro, está em um planetinha chamado Terra. A Terra é apenas um dos nove planetas que giram em torno de um imenso astro incandescente que se chama Sol. Este Sol, como muitos outros, está parado em uma imensidão de espaço infinito chamada de UNIVERSO.

Diante disto, você tem coragem de se achar alguém importante? Ou que deva ser reconhecido? Que mereça receber a atenção que tanto quer?

Você não passa de um nada no meio da infinidade. Um ser que se desaparecesse para sempre não faria falta alguma. Ou faria?

Com certeza faria falta, e muita.

Se alguém lhe disser que você é apenas um grão de areia no meio do deserto, responda: “se não existissem os grãos de areia, e se os mesmos não estivessem unidos no mesmo propósito, não existiria o deserto, ou o chão, ou as casas, ou os maiores edifícios do mundo”.

Se alguém lhe disser que você é uma gota d’água no oceano, responda: “se não existissem as pequenas gotas de água, e elas não estivessem unidas no mesmo propósito, não haveria o oceano com sua majestade. Não haveria a chuva que refresca e renova a vida. Não haveria a água que umidece o ar para que todos respirem”.

Ser insignificante é apenas se comparar a algo que não exista, desejar ser algo que não pode se tornar, se rebaixar sem ao menos tentar vencer. É querer ser solitário, se achar melhor que tudo e todos.

Ser significante é ser alguém que, mesmo em uma multidão, é capaz de fazer algo para o próximo, por que está junto no mesmo propósito. Se ver alguém cabisbaixo, é capaz de faze-lo sorrir. Se ver alguém solitário, fazer-lhe compania. Se ver alguém faminto, alimenta-lo.

Ser significante é estar junto com todos ao nosso redor no mesmo objetivo: viver, ser feliz, ter sucesso, ter saúde, ter amor. Estar junto com alguém, no mesmo objetivo, é ser significante para todos no mesmo propósito e para o propósito em si.

Logo após fazer isto, ao deitar-se para dormir e lembrar-se de tudo o que foi feito durante todo o dia, aparecerão as significâncias de cada ato realizado para cada pessoa, pois mais um passo do objetivo foi alcançado.

É isto que dá sentido e significado à vida, pois, se você é gota d’água no oceano, lembre-se de que as pequenas gotas d’água é que formam cada oceano, mar rio, lagoa, lago ou poça que há no mundo, e cada gota tem sua importância para o propósito em comum.
Eduardo Setzer Henrique
Enviado por Eduardo Setzer Henrique em 21/09/2006
Código do texto: T245902
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Eduardo Setzer Henrique
São João Del Rei - Minas Gerais - Brasil, 32 anos
56 textos (3144 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 20:06)
Eduardo Setzer Henrique