Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Sorocaba sedia em julho a 1a. Semana do Escritor n

Sorocaba sedia em julho a 1a. Semana do Escritor na Fundec  (22/06/2005)
Evento contará com lançamentos, autógrafos, debates, palestras e shows
 
Escritores com livros publicados e apreciadores de literatura têm encontro marcado na 1a. Semana do Escritor em Sorocaba, que será realizada entre os dias 26 e 31 de julho, no espaço de exposições da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec). Além da exposição e venda de livros, o evento contará com uma programação paralela, composta de lançamentos, noites de autógrafos, apresentações artísticas, palestras e debates sobre literatura e mercado editorial.
 
A 1a. Semana do Escritor em Sorocaba é uma realização do editor sorocabano Douglas Lara, com apoio institucional da Fundec. Esta entidade é a principal parceira da Prefeitura de Sorocaba na difusão cultural e formação artística. Mediante convênio com a Prefeitura, a Fundec administra a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, o Instituto Municipal de Música, os núcleos de Corais, Danças e Artes Cênicas, o Cine Clube Municipal, os grupos de MPB e Jazz, Choro e Cordas, o Espaço de Exposições e a Usina Cultural.
"Escolhemos Sorocaba pela pujança do setor editorial, evidenciada nos muitos lançamentos de livros de autores locais", informa Douglas Lara. Graças a sua experiência na organização de antologias, ele sabe como são valiosos os contatos diretos entre quem lê e quem escreve. "Além de comprar os livros a preços promocionais, os visitantes poderão trocar impressões sobre a produção literária com os escritores e editores presentes", adianta o organizador.
 
A organização da 1a. Semana do Escritor em Sorocaba será feita de forma cooperativada pelos escritores participantes. Cada autor deverá pagar uma taxa de R$ 100,00 por título exposto, para ajudar a cobrir as despesas operacionais e de divulgação do evento. Em contrapartida, o produto da venda dos livros pertencerá integralmente aos respectivos autores. Para estimular a presença do público, tanto na exposição quanto nos eventos paralelos, a entrada será gratuita.
 
Nos contatos que já teve com escritores, Douglas Lara constatou que existe um grande interesse em participar. "Numa previsão inicial, calculo que teremos no mínimo cem títulos à venda, mas esse número poderá ser ainda maior", afirma. A participação de editoras e livrarias, através de estandes, também é prevista. "Mas esta não é uma feira de livros, pura e simplesmente. É um evento voltado para o autor, principalmente o autor independente, que não tem muitos canais para divulgar o seu trabalho", garante.
 
A programação paralela está sendo fechada, mas alguns eventos já estão confirmados. Na abertura, deverá haver uma apresentação do Grupo "Viola Tropeira", sob o comando de Ricardo Anastácio, e um bate-papo com o professor Adilson Cezar, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS). Em dias e horários ainda por definir, haverá workshop para aspirantes a escritor, coordenado pela dra. Lou Olivier; mesa-redonda sobre como financiar um livro pela Lei de Incentivo à Cultura, coordenado pelo jornalista e escritor Geraldo Bonadio; palestra sobre técnicas de pesquisa, pelo historiador Adolfo Frioli; palestra sobre o poder das histórias na vida do ser humano, pela escritora Débora Brenga, e apresentação dos vídeos "Sorocaba, o rio de nossas vidas" e "Aluísio", produzidos por Sandra Nascimento e José Carlos Fineis.
 
Além da Fundec, apóiam a 1a. Semana do Escritor em Sorocaba a Academia Sorocabana de Letras, o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, a Academia Paulistana Maçônica de Letras, Ottoni Editora, Revista Pais e Portal Vânia Moreira Diniz.
 
Os interessados em expor e vender seus livros no evento devem entrar em contato com Douglas Lara pelo telefone (15) 3227-2305 ou e-mail douglara@uol.com.br.
 
Biografia de Douglas Lara
http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/26511
------------------------------------------------------------------------
Serviço:
FUNDEC, Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba
Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro de Sorocaba
CEP 18010-070
Aos cuidados de Tereza Cristina
Telefone (15) 3233-2220
http://www.fundecsorocaba.com.br/
 
Douglas Lara
Acontece em Sorocaba:
http://www.sorocaba.com.br/acontece
(15) 3227-2305
 
Loja de Idéias Assessoria de Imprensa
(15) 3224-1617
lojadeideias@mail.com
* * * * *
Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 22/06/2005
Código do texto: T26748
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Douglas Lara
Sorocaba - São Paulo - Brasil, 78 anos
517 textos (131764 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 10:11)