Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Concurso de Crônicas e Poesias – Vamos promovê-lo no Recanto?

SUGESTÃO de Concurso e Tema: “MEU PAÍS MEU AMOR”

ISTO É SÓ UM RASCUNHO DE MODELO
O Recanto das Letras (?), através de...., em parceria com a/o, constituiria a 1ª Edição de Concurso de Crônicas e Poesias – Meu País Meu Amor - Prêmio ..RL ?.

As edições aconteceriam semestral/anualmente com a coordenação da ....

Esta escolha visaria a proporcionar um retrato do país em seus múltiplos aspectos. Os gêneros literários: a crônica e a poesia. A intenção do concurso: estimular a reflexão acerca do país e sua beleza em seus múltiplos aspectos.

O concurso seria de caráter exclusivamente cultural. Condições e regulamentos
 seriam escolhidos/redigidos de acordo com as características e interesses do RL.

O que os senhores acham?


MODELO de regulamento/condições p eventual adaptação:

CAPÍTULO I - DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO .:
Art. 1° - Do concurso poderá participar qualquer brasileiro, residente em qualquer estado da federação ou no exterior. A participação implicará a concordância explícita do concorrente com todas as cláusulas desse regulamento.

Art. 2° - Cada participante poderá concorrer com apenas 1 trabalho. Não serão aceitos trabalhos em grupo nem textos que já tenham sido publicados e/ou premiados em concursos, ainda que inéditos.

Art. 3° - Ficam impossibilitados de participar do concurso funcionários....., membros da diretoria...., e da..., e funcionários ...de Comunicação bem como a comissão julgadora e seus familiares.

Art. 4° - As crônicas e/ou poesias deverão ser inéditas e escritas em língua portuguesa.
CAPÍTULO II - DA PREMIAÇÃO:.:
Art. 5° - Serão premiados os 10 (dez) primeiros classificados em cada modalidade

§1 Dos prêmios:

Medalhas: Serão premiados com medalhas os 05(cinco) primeiros classificados em cada modalidade.

Publicação no jornal .....: Serão publicados no jornal ...Caderno .., os 05(cinco) primeiros classificados em cada modalidade.

Edição de livros: Os 10 (dez) primeiros classificados de cada modalidade terão suas obras editadas em um livro com tiragem de ... exemplares e cada classificado receberá ,,, (...) livros, sendo os demais livros distribuídos na/no ....

Certificados: Todos participantes receberão certificado de participação.

§2 - O prêmio é pessoal e intransferível, não dando direito a ressarcimento pecuniário e deverá ser retirado dentro de um prazo máximo de 6 meses a contar da data de divulgação dos premiados.

Art. 6 º - A divulgação dos 20 classificados será feita nos sites da ........ através do endereço eletrônico http//www......, em jornal de grande circulação local e através da Revista

Os 10 primeiros classificados em cada modalidade serão comunicados via telegrama, no endereço fornecido no ato da inscrição. A posição dos classificados só será divulgada no evento de premiação.
CAPÍTULO III - DA INSCRIÇÃO E ENTREGA DOS TRABALHOS.:
Art. 7° - A inscrição, de caráter individual, deverá ser encaminhada por via ...postal e/ou pessoalmente no endereço abaixo.

A/C Coordenadoria
Concurso de Crônicas e Poesias: “Meu País Meu Amor”
Prêmio ...
Rua...
 
§1 - Via postal: acompanhada de ficha de inscrição disponível na e no site do ..., onde constarão modalidade se crônica e/ou poesia, nome do autor, pseudônimo (opcional) CPF, número da identidade, data de nascimento, endereço residencial completo e telefone (endereço eletrônico e número de fax são opcionais). A correspondência deverá ser encaminhada com aviso de recebimento (AR).

§2 - Pessoalmente: acompanhada de ficha de inscrição disponível na ...e no site do..., onde constarão a modalidade se crônica e/ou poesia, nome do autor, pseudônimo (opcional) CPF, número da identidade, data de nascimento, endereço residencial completo e telefone (endereço eletrônico e número de fax são opcionais). Será emitido um comprovante no ato da entrega do envelope.

§3 -A ficha de inscrição deverá ser completamente preenchida, digitada, datilografada ou manuscrita com letra legível e poderá ser obtida no endereço eletrônico: .....e na Coordenadoria conforme endereço no Art. 7º.

Art. 8 º - Cada concorrente poderá participar em apenas uma modalidade literária com uma única crônica e/ou poesia.

§1 - Os textos deverão ser apresentados em três vias (digitados ou datilografados). Não serão aceitos textos manuscritos ou danificados.

§2 - A crônica e/ou poesia não poderá ser assinada nem possuir qualquer marca que possa eventualmente identificar o autor.

§3 - Separadamente, em envelope fechado e não identificado, o concorrente deverá inserir a ficha de inscrição, com a modalidade indicada se crônica e/ou poesia conforme Artigo 7º §1 e 2.

§4 - As três vias da crônica e/ou poesia (§1) e mais o envelope fechado (§3) deverão ser encaminhados por via postal, acondicionadas em um único envelope, ao endereço indicado no Artigo 7º e receberão, quando entregues, um mesmo número de identificação. Serão aceitas inscrições entregues pessoalmente nos dias úteis, das 9 às 17 horas, no mesmo endereço postal.

§5 - O limite máximo de cada texto deverá ser de 3 (três) páginas ou 5.000 (cinco mil) caracteres com espaço.

§6 - Especificações para digitação e impressão do trabalho:
Impressão: somente em uma face do papel.
Tipo de Letra: Times New Roman ou Arial
Tamanho (corpo): número 12
Formatação do parágrafo: entrelinha simples
Formato do Papel: A4
Margens do papel (direita, esquerda, superior e inferior): 2,5 cm.

§7 - Se datilografado, o texto deverá seguir, na medida do possível, as especificações do parágrafo anterior.

§8 - Além do material impresso a crônica e/ou poesia deverá, preferencialmente, ser entregue também em disquete, com a identificação tanto na etiqueta como no arquivo eletrônico.
CAPÍTULO IV - DO CALENDÁRIO.:
Art. 9º -As atividades do concurso obedecerão ao seguinte calendário:

§1 - As inscrições serão realizadas no período de ... a ..., tanto para postagem quanto para entrega pessoal.

§2 - A seleção dos trabalhos será realizada no período de ...

§3- A divulgação de trabalhos classificados será realizada no período de ..., através do endereço eletrônico...., em jornal de grande circulação local e através da Revista ...

A solenidade de premiação será realizada no dia ..., na ...

Art. 10º - A apresentação da inscrição implica a concordância e aceitação de todas as cláusulas e condições do presente Regulamento por parte do candidato.

Art. 11º - As inscrições incompletas não serão aceitas.
CAPÍTULO V - DO INDEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES.:
Art. 12º - Serão indeferidas, as inscrições:
§1 - Contendo ficha de inscrição com dados incompletos;
§2 - Com falta de qualquer documento;
§3 - Com postagem fora do prazo estipulado;
§4 - Em desconformidade com o presente edital.
CAPÍTULO VI - DA COMISSÃO JULGADORA.:
Art. 13º - A Comissão julgadora será composta por 5 membros, indicados pela ...e como critério de escolha fica definido que serão pessoas de notório conhecimento e, preferencialmente, mas não excludente, que desenvolvam alguma atividade ligada à literatura, ao jornalismo ou a atividades de cunho cultural.

Art. 14º - Os critérios de julgamento avaliarão a adequação ao tema, criatividade, correção ortográfica e respeito às normas do concurso.

Art. 15º - Não caberá recurso de qualquer espécie em relação às decisões e julgamentos da Comissão Julgadora.
CAPÍTULO VII- DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS.:
Art. 16º - Ao entregar a crônica e/ou poesia, os concorrentes renunciarão aos direitos autorais da mesma em favor da.....

Art. 17º - Os autores dos 10 trabalhos selecionados de cada modalidade devem declarar que seus trabalhos não constituem plágio de espécie alguma devendo conceder à ....o direito exclusivo de uso de seus trabalhos, sob qualquer forma e modalidade, publicação e/ou reprodução por qualquer meio ou técnica, sem limite de prazo, tiragem e/ou território.

Art. 18º - Os cinco primeiros classificados de cada modalidade sendo 05 (cinco) em crônicas e 05 (cinco) em poesia terão suas crônicas e/ou poesias publicadas pelo jornal ....e os 10 (dez) primeiros classificados de cada modalidade terão seus trabalhos publicados em livro patrocinado por...., editado para distribuição em bibliotecas públicas e com uma quantia de exemplares a ser distribuídas para os classificados e a ser lançado em evento na ...no dia .

Parágrafo Único - A tiragem e o formato gráfico e editorial do livro serão estipulados por ...e por se tratar de edição destinada exclusivamente à divulgação das crônicas e poesias, os organizadores exoneram-se do pagamento de direitos autorais ou de qualquer outra forma de remuneração dos autores.

Art. 19º - Os 10 (dez) primeiros colocados das duas modalidades deverão comparecer pessoalmente à premiação, sem ônus de qualquer espécie para esta..., arcando com eventuais despesas de deslocamento, hospedagem ou custo de qualquer espécie.

Art. 20º - Não haverá, em nenhuma hipótese, devolução das crônicas concorrentes, as quais, encerrado o concurso, e com a óbvia exceção das selecionadas, serão incineradas.

Art. 21º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelos organizadores deste concurso, sendo essas decisões soberanas e irrecorríveis.

MAIS INFORMAÇÕES.:
» Regulamento (em Adobe PDF)
» Ficha de inscrição (em Adobe PDF)

Concurso de Crônicas e Poesias: “Meu País Meu Amor””
Prêmio  XPTO
 
Site:
Soaroir
Enviado por Soaroir em 20/10/2006
Reeditado em 10/11/2006
Código do texto: T269219
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (©Soaroir Maria de Campos em "link para obra original" - "data de publicação no recanto"). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Soaroir
São Paulo - São Paulo - Brasil
943 textos (54725 leituras)
5 áudios (986 audições)
16 e-livros (5136 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 08:27)
Soaroir