O QUE NÃO DIZEM SOBRE ARISTÓTELES NOS MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ?

No pensamento crítico da Filosofia Clássica, entre os séculos V e IV a.C, Sócrates, Platão e Aristóteles distanciavam-se dos pensamentos constitutivos do cosmo, preocupando-se mais com a formação do homem e com a formação de suas virtudes. As filosofias críticas, nascentes no período clássico, apresentam-nos uma maior reflexão, propondo, a partir de cada filósofo, sugerir uma explicação diferente de educação.

Lendo e interpretando alguns dos manuais de história da educação percebe-se uma ausência do que denominamos de sistema educacional de Aristóteles. Esta ausência cria certa inquietação, que nos persegue repetidas vezes.

Entende-se por sistema, o conjunto de elementos entre os quais haja alguma relação ou a disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que formam estrutura organizada (FERREIRA, 2008). Neste sentido, entendemos como sistema educacional de Aristóteles uma teoria que explica a disposição das partes ou elementos de um todo relacionados às questões de educação da época.

É possível observarmos que ao longo do tempo as pesquisas em educação valorizaram demais as proposições e teorias em educação de alguns filósofos em relação a outros. Colaborando com esta colocação, Hourdakis (1998) indica que Aristóteles deve ser revisitado como um educador e não merece ser desvalorizado quando comparado a Platão e Isócrates. Conforme Hourdakis (1998) é nítida uma “supervalorização da contribuição desses dois homens para o âmbito educativo, em comparação com a contribuição de Aristóteles” (p.10).

Como é considerado importante discutir os sistemas educacionais dos filósofos da antiguidade grega, questiona-se essa ausência previamente constatada. Por conta deste problema, pergunta-se: podemos observar em outros manuais de história da educação a ausência do sistema educacional de cunho teórico?

GARCIA, A. B. Aristóteles nos Manuais de História da Educação. 1. edição, São Paulo: Ed. do autor. 2011.

Disponível em:

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Alessandro Barreta Garcia
Enviado por Alessandro Barreta Garcia em 15/11/2011
Reeditado em 15/11/2011
Código do texto: T3338155
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