"CAMINHOS DIVERSOS"- Profundas Trilhas da Alma

Sob esse título, Ariadne Cavalcante lança seu primeiro livro de poesias, do qual, com grande honra, fiz a apresentação de capa. Ao sabor da leitura de seus versos deixei falar os sentimentos e assim o coração ditou:

“Ariadne Cavalcante: diversos caminhos de versos diversos. Pela alma desta grande poetisa passeiam a beleza, a delicadeza, a ternura, o grito calado, o silêncio rasgado num admirável mosaico poético. Saciada em viva e renovada fonte de inspiração, Ariadne se reinventa a cada poema, na captura mestra, ímpar, perfeita do indizível aos olhos comuns. Apreende o belo, transforma em palavras o não visível, surpreendendo a cada verso. Pura essência da poesia, a mesma que só repousa, uma vez apaziguada a angústia do sentir poético. Bom andar... Sempre doce andar pelos caminhos diversos desta poesia que nos arrebata, e leve nos leva, acordando sentimentos vívidos, dormentes. O canto liberto no verso bem tramado, na estrofe livre, na rima límpida... Em palavras de emoção à flor da pele. No ritmo branco e aberto ensaia a revelação, que já na curva do caminho prepara o impacto, a surpresa. Imprecisos versos que num estilo único dão destino certo à urgência poética. Precisos versos de Ariadne dando à luz o poema que em letras inesquecíveis, acena para uma releitura, quase irresistível, sempre um deleite. É assim que nos descobrimos pasmos: no sabor de ler ou na delícia do desfecho nunca imaginado. Andam o amor e outras inspirações a disseminar beleza e sensibilidade nestes versos, entremeados de sentimentos vários que nos encantam por semelhanças tão desiguais, por diferenças tão semelhantes...”

Livro autografado nas mãos por esta grande, e muito querida, poetisa de quem me tornei admiradora desde as primeiras leituras, não me canso de passear por suas letras. O trabalho está lindo e retrata perfeitamente a alma desta mestra da poesia que nós, seus leitores, sabemos o quão bonita e sensível é...

Abaixo, transcrito um de seus poemas que mais gosto:

Bem-vindo

Ariadne Cavalcante

Não temo os fins,

mas os começos defeituosos.

Esses inícios que nascem

Fraudulentos, cujos partos são dolorosos

e provocam frequentes hematomas na alma...

O fim nos livra dessa angústia

Da continuidade de começos

Equivocados...

Assim, o saúdo:

Bem-vindo, fim!

Um alívio na alma, enfim...

***************************************************

Quem quiser, que leia mais! Também uma ótima opção para presentear, é só entrar:

http://www.livrorama.com.br/loja/