Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Sobre o 15 Contos+

O projeto

Quando comecei a publicar alguns de meus escritos na rede, no final de 2008, surpreendeu-me um certo número de convites que logo recebi para participar de antologias. Quem sabe até tivesse aceito qualquer deles, não fosse a existência de certos ‘poréns’. Primeiro, desagradou-me a condição de pagar pela participação. Nada mais justo para um produto ou serviço, já que todo trabalho tem um custo, bem sei. No entanto, estando eu fora do Brasil e independente do valor da cota, achei muito arriscado pagar por um serviço cujo resultado poderia decepcionar-me e eu não teria como reclamar depois. Pior ainda, se ocorresse algo que me obrigasse a trilhar vias legais, creio que os custos só de viagem não pagariam a zanga nem a pena. Segundo, corroeu-me a dúvida de se o convite viera por mérito dos meus escritos, se por qualquer outra razão ou o que é pior: só pela cota. Não julgo quem usa esse modelo para promover seus trabalhos, ainda mais em um meio editorial que não dá chance a iniciantes. Porém, mais credibilidade se dá a coletâneas cujos participantes não necessitaram pagar ou cumprir qualquer outro critério não-literário para nelas constarem. Daí veio a idéia de montar o 15 Contos+. Esse projeto é apenas a oficialização de um hábito que cultivo já há algum tempo: catalogar bons textos que vou encontrando pela rede. Textos, em sua maioria, de autores independentes e pouco conhecidos.

A seleção

Não sou literata, porém, como leitora e estudante nas áreas de literatura e lingüística, sinto-me mais à vontade para opinar sobre certos atributos de um texto.  Logo no início de 2011, por exemplo, publiquei uma nota com o resultado da primeira rodada de visitas sistemáticas realizada no site Recanto das Letras (1), para a qual usei critério muito simples: os textos que mais me chamaram a atenção. Convidei alguns dos autores lá citados para participarem do 15 Contos+, além de outros cuja produção acompanho há muito tempo e autores que conheci recentemente. Muito me alegraria ter preenchido alguma vaga por concurso, contudo as chamadas não me trouxeram um texto sequer, o que muito me intrigou, já que as mesmas foram divulgadas em ‘sites de escritores’. Talvez o fato de eu não ser conhecida tenha contribuído, mas não vale a pena deter-me aqui em vãs especulações. Pelo carácter voluntário do projeto, os autores incluídos poderão ter certeza de que foram convidados somente pelo mérito de seus escritos, porque o foco não está nas PESSOAS e sim nos TEXTOS que elas produzem, e o que está na coletânea é só uma pequena amostra de tal.

Um pecado

“Elogio em boca própria é vitupério”, Saramago já escreveu. Neste sentido posso até ter pecado por ter incluído no primeiro volume um conto meu e ter-me reservado já uma vaga nos próximos. Além de querer expor também o meu trabalho, fí-lo porque aplico em meus textos os mesmos critérios que uso para julgar outros. E afinal, a qualidade de cada texto quem deve julgar é o leitor.


Objetivos

No mais, com este projeto, espero trazer aos apreciadores de contos uma amostra de bons trabalhos independentes em língua brasileira contemporânea, abrir um espaço para discussões de bom nível sobre o gênero e torcer por qualquer recepção.

O primeiro volume sairá ainda em outubro de 2012, no site do projeto. Estou aguardando somente o prefácio para poder publicá-lo. Honre-nos com a sua visita e/ou participação e confira o resultado. Todos os participantes agradecem.


Links:
Projeto 15 Contos+
http://quinzecontosmais.blogspot.com

Relatório de visitas:
http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/2840787

Atenciosamente,

Helena Frenzel
Enviado por Helena Frenzel em 12/10/2012
Código do texto: T3928491
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Helena Frenzel
Alemanha
487 textos (36207 leituras)
47 áudios (2337 audições)
45 e-livros (1936 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/11/17 17:40)
Helena Frenzel