O PESO DA CONSCIÊNCIA

Muitos dizem que o amanhã é o momento oportuno para realizar o que se encontra pendente; aquela desculpa que está entalada na garganta, aquele abraço que está nos braços imóveis, aquela palavra que não se tem coragem de dizer... Mas nem sempre no amanhã iremos ter as mesmas oportunidades do hoje. Se antes soubessemos qual é o real peso da cobrança da consciência, teríamos agido mais na benevolência sem pensar meia vez. Pois adquirindo um pouco de conhecimento, a responsabilidade se faz crescente. O conhecimento se torna sabedoria no instante em que a prática do mesmo se dá. A sabedoria se torna tranquilidade no instante em que compreendemos o efeito das causas. E confesso que a consciência em seu estágio de sensatez, cobra. E a cobrança é cruel e equivalente ao erro ou omissão. É o juiz que imerso no discernimento, exige do réu o ato de isonomia perante o próprio caminho. É mais limpo o caminho que menos se suja do que aquele que somente se limpa. Conservemos limpo o que ainda não fora eivado e limpemos o que há de ser mantido. A consciencia é o grito que ecoa.

O momento é o hoje, e a ação é no sempre. Aquele que se dispõe a agir bem no hoje, pode até por instantes cambalear pela dor do próprio egoísmo, mas no amanhã e no sempre terá o apoio e o mais firme chão do caminho livre da consciência satisfeita e eterna.

Juliana Pereira
Enviado por Juliana Pereira em 08/02/2013
Código do texto: T4128985
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.