Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

EM OUTUBRO, NATAL, NO SUL...!


* Nadir Silveira Dias


Da alquimia dos ventos à alquimia dos alimentos, neste outubro de 2007 o Rio Grande do Sul esteve em festa por uma razão muito especial.

É que foi lançado aqui o 1° Congresso Mundial de Poetas del Mundo a ser realizado de 24 a 31 de maio de 2008, em Natal, capital do querido co-irmão Rio Grande do Norte.

Primeiro na Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves, Capital Nacional do Vinho, do Vale dos Vinhedos, dos Vinhos de Montanha, dos Caminhos da Colônia, do Vale Trentino, dos Vinhos dos Altos Montes, dos seus Caminhos de Pedra, da Ferrovia do Vinho, da linda Pipa Pórtico, da Festa Nacional dos Vinhos do Brasil, da Arte, do Artesanato, dos costumes oriundos de diversas etnias, e da farta gastronomia colonial italiana, por ocasião do XV Congresso Brasileiro de Poesia.

Nesse evento Bento Gonçalves se transforma na Capital Brasileira da Poesia, pois para lá acorrem poetas, artistas e performancistas de vários estados-membros do país e do exterior. Estiveram presentes poetas, artistas, autores e atores de diversos municípios do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, da linda Natal, e do Uruguai, México, Equador, Chile, República Dominicana, dentre inúmeros outros.

Além de lançamentos de livros, recitais, perfórmances em praças públicas, exposições de artes plásticas, récitas e declamações, palestras em escolas de primeiro e segundo grau, ocorrem também mesas-redondas envolvendo a discussão sobre as entidades culturais, seus percalços e suas ações.

O lançamento do 1° Congresso Mundial e Poetas del Mundo foi precedido de belíssimo recital no Palco da Sala Multiuso do SESC, entre inúmeras outras atividades no decorrer do XV Congresso Brasileiro de Poesia.

Depois foi a vez da Capital do Rio Grande do Sul também fazer o lançamento a ser realizado na querida Natal.

Assim, do coração da amada Porto Alegre, no tradicional Chalé da Praça XV, local freqüentado por poetas, artistas e intelectuais, foi recepcionado e lançado o 1° Congresso Mundial de Poetas del Mundo, com a presença de Poetas del Mundo do Rio Grande do Sul, entidades representativas da cultura, do ativismo e do associativismo lítero-cultural do Rio Grande do Sul.

Nos vários percursos e locais, o vistoso banner criado para o evento pelo renomado pintor e poeta Celito Medeiros.

Em todo esse périplo se fez presente a representação máxima das Américas, a acadêmica n° 120 da Sociedade Partenon Literário, fazendo Literatura e a sua História desde 18 de junho de 1868, Embaixadora para o Brasil e Sub-Secretária Geral para as Américas, Delasnieve Miranda Dáspet de Souza, juntamente com Nelson Souza, a quem saudamos a iniciativa e o vigor para estar presente nesse percurso de Pernambuco ao Rio Grande do Sul, em pouco mais de quinze dias, nos lançamentos e promoção do 1° Congresso Mundial de Poetas del Mundo, sob o lema: “Natal, um Mar de Poesia e Paz”.

Conte conosco, Rio Grande do Norte, querida Natal! Muito êxito!!!


Matéria composta para a Embaixadora para o Brasil e Sub-Secretária Geral para as Américas, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, em 21 de outubro de 2007 às 16h19min.


* Jurista, Escritor e Poeta – nadirsdias@yahoo.com.br
Cônsul do Estado do Rio Grande do Sul de Poetas del Mundo
Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 21/10/2007
Reeditado em 14/03/2008
Código do texto: T703800
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nadir Silveira Dias
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
1054 textos (155520 leituras)
4 e-livros (381 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 06:41)
Nadir Silveira Dias