Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

"Adaptações" & Plágios na Internet

Um amigo acaba de me enviar um interessante trabalho(*) de PPS-desses slides,desses que são repassados ad infinitum na Internet.Vi que se trata da adaptação de uma velha história sobre um balde a se encher com pedras grandes,pedregulhos,areia,etc,muito usado em dinâmicas de grupo.
Esse foi interessantemente enriquecido com  a adição de café(algo como:sempre deve sobrar um tempinho para nossos amigos),ausente na história original.
Na internet ocorre muito isso de se tomar o texto de alguém e ir reescrevendo-o tanto que um dia ele fica quase desconfigurado de verbo,se é que me faço entender....Mas em algum lugar do Planeta,alguém o escreveu,originalmente,sem consultar ou copiar nada ou ninguém....
Interessante,muitas vezes,de forma simultânea,paralela ou não,pessoas em lugares diferentes na Terra,escrevem algo parecido.Mas nunca igual.Copiar é sempre um plágio=roubo.
Sempre que lerem \"autor desconhecido\",procurem saber quem escreveu.
Há um grupo ao qual faz parte o Marcial Salaverry(marcial@detrivela.com.br),que já logrou êxito em descobrir a autoria de muitos autores desses textos que circulam sem pai(ou mãe!)...
 
Mais estranho ainda, a meu ver,são pessoas que escrevem(muitas vezes,bem!),textos de interesse eos colocam para circular na Internet,usando o nome de algum autor famoso.Os vivos,de vez em quando protestam ou ironizam,como Jabour.Os mortos devem rir dessas pobrezas de espírito(a autoria é sagrada,digo e repito!).Quintana é um deles:com sua maravilhosa ironia e bom humor inimitável,deve gargalhar.Quem conhece sua obra,ri junto:estilo é como dedo polegar que marca a identidade ao marcar o estilo,sempre pessoal e intransferível!
 
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Belo Horizonte, 19/11/2005,Brasil
Nesse caso específico,ainda assim,vale a pena refletir sobre o escrito.
Abraço de bom fim de semana;
Clevane

(*) No caso,sob o título "Ainda vamos Tomar Um café"
 
CAMPANHA PELOS DIREITOS AUTORAIS:ENGROSSE ESSE RIO!
CLEVANE
clevane pessoa de araújo lopes
Enviado por clevane pessoa de araújo lopes em 19/11/2005
Código do texto: T73389

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autor e o link para o site "www.sitedoautor.net(Clevane pessoa de araújo lopes;(www.clevanepessoa.net/blog.php)). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
clevane pessoa de araújo lopes
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil, 69 anos
555 textos (176707 leituras)
21 e-livros (13423 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 00:40)
clevane pessoa de araújo lopes