Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

                                   Ouvindo ativamente

Dale Carnegie, mestre na arte das relações humanas, dizia: "O segredo de influenciar pessoas não reside tanto em ser um bom orador como ser um bom ouvinte".

Ele tinha razão. As pessoas sentem-se lisonjeadas, respeitadas e importantes quando são alvos de atenção. Tornam-se sensíveis e reagem muito bem a quem as ouve ativamente.

A escuta ativa é uma verdadeira arte. Constitui-se num dos mais elevados cumprimentos que podemos fazer a alguém. É a maneira sutil de convencer os outros com os ouvidos. A comunicação eficaz começa com o saber ouvir. Portanto, essa é a habilidade mais importante do processo comunicativo entre os seres humanos.

Ouvir ativamente significa muito mais do que simplesmente ouvir. Quando ouvimos, estamos na verdade pensando no que vamos dizer ou responder na seqüência. Mas quando ouvimos ativamente, demonstramos - com nosso olhar - vivo interesse no que o outro está dizendo, concentramo-nos no assunto, questionamos, perguntamos, envolvemo-nos e aprendemos; aprendemos a compreender o outro, a respeitar suas fragilidades, a perceber seus sentimentos mais profundos, a captar os pensamentos que os vocábulos não expressam.

Sigmund Freud foi um grande exemplo de ouvinte ativo. Alguém que o conheceu descreveu sua maneira de ouvir: "Fiquei tão fortemente impressionado, que jamais o esquecerei. Ele tinha qualidades que não encontrei em homem algum. Nunca, em toda a minha vida, vi atenção tão concentrada. Não havia essa coisa do agudo 'olhar que penetrava a alma'. Seus olhos eram meigos e suaves. Sua voz era tranqüila e macia. Ele fazia poucos gestos. Mas a atenção que dispensava a mim, seus comentários positivos sobre o que eu dizia, mesmo quando me expressava mal, eram extraordinários. Você não imagina o que significava ser ouvido daquela maneira".

Ninguém é mais persuasivo do que aquele que sabe ouvir.

Fonte: Orvalho para a alma - Litteris Editora
Maria Aparecida Giacomini Dóro
Enviado por Maria Aparecida Giacomini Dóro em 03/12/2005
Reeditado em 29/12/2015
Código do texto: T80560
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Maria Aparecida Giacomini Dóro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Maria Aparecida Giacomini Dóro
Bituruna - Paraná - Brasil
446 textos (130400 leituras)
53 e-livros (13675 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 20:46)
Maria Aparecida Giacomini Dóro

Site do Escritor