Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Praticando a paciência
 
A virtude da paciência nos ajuda a criar um self pacífico e amoroso. Quanto mais pacientes formos, mais bem estar e compaixão experimentaremos. A paciência é essencial para obtemos a tão almejada paz interior.

Tornar-se paciente implica abrir o coração para o momento presente, apesar das dificuldades e da sensação de impotência diante dos conflitos. Abrir-se para o momento significa perceber literalmente o fato que nos angustia e relaxar, impedindo que ele (o momento) fuja ao nosso controle.

Quando procuramos compreender os acontecimentos e as pessoas em sua essência, sempre conseguimos perceber intenções positivas ou saídas para os labirintos que nos aprisionam.

Sem paciência, a vida é extremamente frustrante. Tornamo-nos facilmente irritáveis, vulnerantes, entediados. Perdemos o brilho interior e nos transformamos num peso para as pessoas com as quais convivemos.

Num reino distante, vivia um mestre admirado por sua sabedoria e paciência. Ele possuia inúmeros discípulos e um cozinheiro muito ranzinza.
Certo dia, cansados de serem espizinhados pelo cozinheiro, alguns discípulos decidiram cobrar uma atitude do mestre em relação a ele. Disseram-lhe:

 Mestre, há tantos cozinheiros no reino. Não conseguimos entender por que não despede esse que o serve. Muitas vezes já o surpreendemos agredindo-o com rudes palavras.
 Eu não posso. Ele é o meu mestre respondeu o sábio.
 Como assim? indagaram, incrédulos, os discípulos.
 Sim. Ele é o meu mestre da paciência. Sem ele, como eu iria praticá-la?

Todos somos discípulos e todos somos mestres. Que tipo de mestre você é especificamente?


Fonte: Orvalho para a alma - Litteris Editora-RJ
Maria Aparecida Giacomini Dóro
Enviado por Maria Aparecida Giacomini Dóro em 04/12/2005
Reeditado em 29/12/2015
Código do texto: T80946
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Maria Aparecida Giacomini Dóro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Maria Aparecida Giacomini Dóro
Bituruna - Paraná - Brasil
446 textos (130366 leituras)
53 e-livros (13673 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 06:19)
Maria Aparecida Giacomini Dóro

Site do Escritor