Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Filmando os estados da alma

O que veríamos se pudéssemos filmar nossos "estados interiores"?

Folheando determinada revista, encontrei uma foto muito sugestiva. Era um flash de uma avenida movimentada. As pessoas estampavam no rosto estranha expressão de ansiedade, de medo evidente. Olhavam fixamente para algo insólito, apavorante, que não aparecia na fotografia, mas parecia ser o foco dessa tensão generalizada. O que estariam observando de forma tão inquieta? Ao pé da foto, lia-se: "Pessoas observando o semáforo, com intuito de atravessar avenida metropolitana".

Diante de tal quadro podemos nos perguntar: o que estaria provocando essa inquietação inusitada ante algo tão inofensivo quanto um semáforo? Que motivos teriam aquelas pessoas para correrem atônitas pela vida?

Se pudéssemos filmar nossos "estados da alma" - momentos de equilíbrio, serenidade, alegria, amor, esperança, coragem, e outros de apreensão, insegurança, medo, indecisão, ansiedade, desespero -, eles seriam revelados. Portanto, não são os semáforos externos que nos apavoram e, sim, os internos.

A "angústia existencial" (ou "depressão"), mal que assola a humanidade nos dias atuais, é resultado da desagregação do sentido da vida. Para superá-la, precisamos recuperar tal sentido, que é uma das necessidades primordiais do ser humano.

Recuperamos o sentido da vida na medida em que praticamos o desapego do que é efêmero e mergulhamos nas profundezas de nossa essência, valorizando-nos; expressando nossos talentos em prol do bem coletivo; cumprindo nossas missões neste planeta;sendo instrumentos de fé, paz, amor, esperança, coragem, persistência e determinação nas mão hábeis de um Deus profundamente amoroso que é Pai, e "muito Pai", nosso.


Somos livres e, consequentemente, responsáveis pelas projeções autobiográficas que lançamos nas telas do universo.

Fonte: Orvalho para a alma - Litteris Editora-RJ
Maria Aparecida Giacomini Dóro
Enviado por Maria Aparecida Giacomini Dóro em 18/12/2005
Reeditado em 29/12/2015
Código do texto: T87805
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Maria Aparecida Giacomini Dóro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Maria Aparecida Giacomini Dóro
Bituruna - Paraná - Brasil
447 textos (130445 leituras)
53 e-livros (13699 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 23:22)
Maria Aparecida Giacomini Dóro

Site do Escritor