Resiliência

A palavra , também chamada resilência, é derivada do latim resilientia, do verbo resilio (re + salio) que significa “saltar para trás”, recuperar-se, voltar ao “normal”.

Foi utilizada pela primeira vez pelo físico Thomas Young em 1807 e que a definiu como a capacidade de um objeto, material ou corpo de sofrer pressão ou impacto e, depois, voltar à forma original, nao perdendo, deste modo, suas propriedades. Por exemplo, um elástico, uma vara que se verga, uma borracha, etc.

Cada fase é única, se me recupero de um período de turbulência, se consigo me levantar de uma queda e continuar caminhando, se por algum fato traumático fiquei estarrecida e estou tentando me recuperar aos poucos, é porque estou em fase de aceitação do fato ocorrido. Claro que entramos em pânico quando nem esperamos, recaídas são normais. Estou tentando entender ainda o vendaval que passou por aqui. É engraçado como em alguns momentos chego a esquecer o que se passou e consigo ser feliz, sorrindo, cantando, dançando. Em outros momentos vem a recaída, o choro, a melancolia. Essa oscilação, acho que natural, faz parte do aprendizado do que vem por aí. Se você está passando por um período parecido, saiba que "resiliência" não é uma condição inata, depende de um processo dinâmico de aprendizado. Ainda estou "ruminando" este período de perda. Mais tarde sei que vou conseguir superar, esquecer nunca, pois minha história não pode ser esquecida, posso superar minhas perdas e aprender a viver com elas. Mas nunca vou esquecer o quanto fui amada.

PS: Obrigada pelas palavras e pelas mensagens (que foram muitas) que recebi de todos os amigos queridos. Fica o aprendizado e a doce lembrança de uma linda história que ainda não acabou. A vida continua em outro Plano, em outra esfera, a morte não existe de fato. Acredito na eternidade do espírito. Obrigada de coração pelas vibrações e orações.

Ana Maria de Moraes Carvalho
Enviado por Ana Maria de Moraes Carvalho em 09/06/2015
Código do texto: T5271132
Classificação de conteúdo: seguro