Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SIMPLESMENTE AMIZADE

SIMPLESMENTE AMIZADE
Marcial Salaverry
 
Parece muito fácil definir o que vem a ser Amizade, pois, embora meio fora de moda, é algo que ainda tem alguns adeptos.  Ainda existem pessoas que prezam uma amizade.  Ainda bem, pois o mundo sem amizade seria mais triste ainda do que sem amor...
Convenhamos que a  Amizade é um sentimento completamente inexplicável. E que, apesar de sua “inexplicabilidade”, é capaz  de unir duas ou mais pessoas de sexos os mais diversos (atualmente existem muitos), pois é  um sentimento totalmente assexuado.
A amizade, cria uma situação de carinho sem qualquer outro interesse, que não seja o bem estar recíproco.  Apenas desejamos saber que nossas amizades estão bem. Caso contrário, sempre nos preocupamos.
Por razões de difícil explicação, existem algumas pessoas com quem simpatizamos e esse é o primeiro passo para que surja ela, A AMIZADE.  Muitas vezes somos mais irmãos de um amigo, de que de nosso próprio irmão. Por que?
A melhor explicação é um segundo sentimento, chamado Afinidade. Bem, o que será Afinidade, então? É o primeiro passo para que surja a Amizade.
Afinidade é um, digamos, encontro de opiniões, de gostos, de preferências musicais, culinárias, artísticas, seja lá o que for.  São pessoas que sequer se conhecem, mas gostam das mesmas coisas, ou quase. Começam a trocar idéias, e vão descobrindo seus "pontos afínicos" , e assim inicia-se uma amizade.  Não chega a ser necessário um conhecimento físico.
Pode-se desenvolver uma bela amizade, mesmo à distancia, o que muitas vezes, até facilita o seu desenvolvimento.
Essa amizade, automaticamente, traz uma certa intimidade, levando fatalmente a uma troca de confidências.  Muitas vezes o grau de amizade permite alguns desabafos, que nem sempre podemos fazer às pessoas que nos cercam, até mesmo para não melindrá-las.
Para isso são excelentes essas amizades que podem ser chamadas de virtuais.  Chega-se a “sentir” a presença ao nosso lado.
Vocês podem ter certeza de que tais desabafos são importantíssimos, pois a pior coisa é ficarmos com alguma coisa "entalada" na garganta.  Sapo é bicho de difícil digestão. Então, termos alguém com quem desabafar, é muito bom.
Por vezes são problemas pessoais que consideramos insolúveis, mas alguém, de fora, com isenção total de ânimo, pode por vezes dar uma opinião que ajude na solução. Ou então, se  "estamos de maré baixa", super aborrecidos com algo que está nos perturbando, só o desabafo  com alguém que está longe, e não participa dos fatos, já alivia a tensão.
Por vezes esse amigo, além de escutar o desabafo, ainda encontra uma palavra de apoio ou conforto para conosco.  Aí então o benefício é duplo.  Desabafamos e ainda por cima somos consolados. E isso é muito bom.  Acredito que seja bom para os dois lados, pois para quem escuta, é altamente confortador saber que goza da confiança desse amigo.
O maior de todos os benefícios da Internet é a criação dessas "correntes de amizade".  Afinal, penso que a solidariedade é o melhor sentimento que pode existir, e essa troca de amizade é a maior demonstração de solidariedade que existe.
Por vezes, sentimos um carinho um pouco maior por algumas dessas amizades, e, automaticamente acabamos dedicando um pouco mais de atenção a certos "alguéns".  Por que isso?  Sei lá...É um sentimento íntimo totalmente inexplicável, que não posso "traduzir".
Vem lá de dentro.  São pessoas com quem afinamos mais, mesmo sem nenhum outro interesse além de ser AMIGO.  E isso é muito bonito.
Enfim, Amizade é uma estrada de duas mãos. Para que possamos ser amigos de alguém, é preciso que essa amizade encontre reciprocidade.  É algo assim como o Amor.
Não podemos esquecer também que temos ser solidários.
Bem meus amigos, por essas e outras, desejo a todos UM LINDO DIA.


   
Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 04/05/2005
Código do texto: T14749
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19843 textos (1961736 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 02:31)
Marcial Salaverry