Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Transparência x Opacidade

Transparência x Opacidade
Jorge Linhaça

Existem modos diferentes de se agir, cada ser humano tem a própria maneira de ser e de se ( com) portar.
Há os que são absolutamente transparentes em seu modo de agir, chegam mesmo a ser translúcidos, pode se ver através deles.
Existem os que são opacos, não deixando que suas almas sejam penetradas pelo olhar mais atento que seja.

Ser transparente, translúcido, tem lá suas vantagens e desvantagens, afinal cada qual interpreta o mundo à sua volta de acordo com suas próprias experiências e vivências.

Olhar para dentro de alguém, pode portanto, gerar admiração ou antagonismo, dependendo de quando e como quem olha esteja receptivo ao que pode ali encontrar.

Quem é transparente, translúcido até, não deixa duvidas quanto ao seu caráter ou atitudes, pois age, pensa e fala de acordo com a sua consciência, independente do interlocutor que esteja à sua frente.

Já quem é opaco, varia o discurso de acordo com os seus interesses, expondo idéias até mesmo conflitantes, de acordo com o interlocutor da hora.

Pode dizer a fulano que a cor amarela é a melhor cor do mundo, desde que isso angarie para si a simpatia de alguém, e logo a seguir, dizer a beltrano que o azul é a cor que mais lhe agrada.

Quem é transparente, sofre o ônus de falar sempre de peito aberto, diante de todos, o que pensa.

Quem é opaco, evita expor seu pensamento em público, prefere os tete-a-tetes, pois camaleonicamente se adapta às cores do meio ambiente, mimetizando-se aos argumentos de quem esteja mais próximo.

Angariar, pois, a simpatia das pessoas , não é tarefa fácil para quem é transparente, no entanto as simpatias que logra obter, são fruto de um conhecimento real sobre sua personalidade.

Quanto aos opacos, angariar simpatias é uma tarefa mais simples, afinal concordar com quem quer que seja, independente de seu próprio pensar, é talvez um caminho mais fácil.

No entanto, resta-lhe o ônus de com o tempo, as
pessoas falarem entre si, e descobrirem que seus pretensos ideais variam de acordo com o meio ambiente.

Cabe portanto a cada ser humano, arbitrar o seu próprio caminho, optando pelo comportamento e amizades que mais lhe pareçam valiosos.

Eu prefiro o caminho da transparência, por mais árduo que ele possa parecer de ser seguido.
Mas isso é uma questão pessoal minha, fruto de um viver sempre nesse padrão, assim sendo, respeito por demais os que são transparentes, independente de concordar com eles ou não, assim como repudio a opacidade de outros tantos.

Que ao iniciar esta semana, possamos avaliar, de acordo com o Livre Arbítrio pertinente a todo ser humano, se preferimos o caminho da transparência ou o da opacidade.
Jorge Linhaça
Enviado por Jorge Linhaça em 18/09/2006
Código do texto: T243563
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jorge Linhaça
Salvador - Bahia - Brasil, 55 anos
3723 textos (711056 leituras)
95 áudios (13093 audições)
1 e-livros (277 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 00:27)
Jorge Linhaça