Amigo virtual
 
Muita gente não entende essa nova forma de amizade. Eu a recebi de braços abertos. Desde os tempos do Orkut (que não tenho mais) tenho feito amigos e nunca me decepcionei. Cheguei a conhecer alguns e só tive coisas boas para acrescentar em minha vida.

Na verdade, nem nos conhecemos. O conhecer como entendem as pessoas comuns, ou seja, cara a cara, olho no olho, mão na mão. No entanto usamos a palavra amigo  de forma bem confortável, sem nenhum escrúpulo ou dúvida. Somos amigos sim, provavelmente de forma mais profunda que muitos que se dizem amigos e se vêem diariamente.

Hoje pela manhã li um poema de Alexandre O´Neill, chamado Mal nos conhecemos. Foi nesta poesia que me inspirei para escrever este texto. O poema me emocionou porque ele explica o significado da palavra amigo de uma forma tão simples e acolhedora que é exatamente como eu a  compreendo :A certa altura ele diz: Amigo é a solidão derrotada – partindo do pressuposto de que nenhum homem é uma ilha gosto de pensar que na verdade formamos um arquipélago – ilhas sim (indivíduos) mas tão pertinho umas das outras que basta um pequeno gesto para ultrapassar a distância entre uma e outra.

Outra coisa que ele afirma e com a qual concordo é que amigo é uma grande tarefa, um trabalho sem fim – pois a amizade é um sentimento que necessita de  estímulos e cuidados como uma plantinha no vaso, não pode ser abandonada as intempéries da vida. Gosto de pensar que sou uma boa jardineira nesse jardim especial.

No final ele afirma: Amigo (...) é uma grande festa. Quer coisa mais bonita do que poder festejar diariamente sem precisar de nenhum estimulante, uma simples taça de vinho que seja?