Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

REGRAS BÁSICAS PARA VIVER BEM



O que será VIVER BEM?
Osculos e amplexos,
Marcial

REGRAS BÁSICAS PARA VIVER BEM
Marcial Salaverry

Inicialmente,  algo que é muito importante para se viver bem, é não morrer. Contudo, mesmo não morrendo, não existe a garantia de que viveremos bem.  Poderemos apenas, estar vivendo.
Existem diversos conceitos sobre o que é “viver bem”.
Muitos pensam que basta ter uma excelente situação financeira, uma bela cobertura, um carro importado, e boa saúde para dizer que “vive bem”.  Isso tudo, é uma garantia de que vive confortavelmente, ou mesmo luxuosamente.  Mas não é uma garantia de que vive realmente bem.
Para que possamos dizer que vivemos bem, é necessário que estejamos realmente bem com nosso interior.  Que nos sintamos bem internamente.  Que nossa consciência esteja tranquila.  Que sejamos capazes de viver em paz com nossa família, nossos amigos, e nossos semelhantes.
Pessoas que eventualmente não nos apreciem, seja lá por quais motivos for, apenas possam dizer que não gostam de nós, sem que possam nos acusar de quaisquer iniquidades, ou mesmo de simples maldades.
Um dos principais requisitos para manter essa paz interior, essa consciência tranquila, que nos permite colocar a cabeça no travesseiro e curtir uma noite de paz, é não procurar fazer e sequer desejar o mal a quem quer que seja.  Nem mesmo a nossos eventuais inimigos, se os tivermos.
Aliás, sempre é melhor desejar-lhes o maior sucesso possível.  Quem sabe assim nos esquecerão, e não terão porque desejar fazer qualquer coisa para nos prejudicar.
Sempre é importante procurar resolver eventuais pendências com discernimento e raciocínio, evitando elevar o tom de voz. É importante sermos claros e precisos em nossos argumentos, eventualmente enfáticos. Mas sem gritar. Um tom estridente de voz, sempre irá aumentar a irritação de ambas as partes.  Falar firme, mas com ponderação.
Sempre é melhor nos dirigirmos às pessoas com amizade, procurando elevar-lhes o ânimo, pois se alguém já está em “maré baixa”, e a espezinharmos  pior ainda  ela ficará.  Mesmo que seja culpada pela situação em que se encontra. Se não pudermos estender-lhe a mão para ajuda-la, também não deveremos esticar a perna para chuta-la... Muitas vezes uma palavra carinhosa e amiga pode fazer milagres para quem está em crise. Sempre poderemos mostrar para essa pessoa, o quanto ela é importante para nós, mesmo que não o seja.
Apenas o fato de saber que a ajudamos, que fizemos algo por seu bem estar, será extremamente benéfico para nós.
Sempre devemos manter a alegria de viver.  Mesmo se estivermos atravessando alguma crise, algum problema muito sério, devemos nos lembrar de que se temos esse problema, é porque estamos vivos, fato que nos permitirá encontrar uma solução para a crise.  E estarmos vivos, já nos deverá manter em estado de alegria, procurando sorrir para o futuro, mesmo que o sorriso possa estar triste, mas deverá ser sincero, refletindo nossa alegria por estar enfrentando mais um dia, mesmo que tenhamos um enorme pepino a ser digerido.
Em conversa, além de manter uma boa atenção,  para não perder detalhes que nos farão perder o fio da meada, denotando desatenção, sempre devemos deixar que outros citem nossas qualidades e virtudes, ao invés de monopolizarmos a conversa nos auto promovendo.
Igualmente é de bom alvitre não ficar apontando este ou aquele defeito, mormente de pessoas ausentes. Se nada tiver de favorável a falar, seu silencio será eloquente o suficiente. Para os demais, o fato de falar mal de alguém ausente, sempre cria a dúvida, se não ocorrerá o mesmo em sua ausência.  E fofocas sempre devem ser evitadas, por mais verdadeiras que sejam.  Nunca podemos nos esquecer de que o que falarmos de outrem, poderá voltar-se contra nós.
Se isso acontecer, se notarmos que estamos sendo alvo de algum ataque, ao invés de um revide violento, talvez seja mais sábio mostrar com atitudes sua improcedência, fazendo com que os demais simplesmente não acreditem no que se está dizendo.  Não existe melhor resposta do que nossos atos.  Quem nos conhece, logo saberá identificar a injustiça que está sendo feita.
O principal requisito para se viver bem, é manter sabiamente a paz interior.  E esta é facilmente mantida, se conseguirmos nos manter fora de polemicas.
E principalmente, vivemos bem, tendo sempre, a cada dia, UM LINDO DIA.


       
Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 09/08/2005
Código do texto: T41487
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19840 textos (1961466 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 06:44)
Marcial Salaverry