CASAMENTO DA KEIT DIOGO E JULIANO NEUMAN

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha. 1 Co 13:4-8

*******

Aqui estamos para celebrar a vida. Nossos irmãos Keit Diogo e Juliano Neumann, já casados civilmente, agora dão continuidade ao plano de Deus em face das seguintes questões fundamentais: “a ocupação da Terra”, “a preservação da espécie humana” e “a solidão do homem”.

Canto: Amor no lar.

Quando Deus criou o mundo “a terra estava vazia” (Gn 1:2). Então Ele criou os animais, vegetais e, com destaque especial, “criou Deus, pois, o homem à sua imagem”, “conforme a [sua] semelhança” (Gn 1:26-27). Mas entendeu que não era bom o homem estar sozinho. Todos os animais tinham uma companheira de sua espécie. O homem também precisava de alguém ao seu lado. Assim ,”disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gn 2:18). E então Ele cumpriu o desejo de seu coração. Criou também a mulher e a trouxe ao homem. “E Deus os abençoou e disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a” (Gn 1:28). Adão então se sentiu completo e disse: “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne” (Gn 2:23). E assim teve origem o casamento, o qual nada mais é do que a união de um homem com sua mulher. A Bíblia registra esse fato em Gn 2:24 com as seguintes palavras:

“Deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”.

Concluindo a base da criação com o casal humano, Deus dotava a sua obra de todas as potencialidades para que se desenvolvesse e cumprisse as funções pré-estabelecidas em sua mente divina. A terra seria povoada e a espécie humana seria preservada. Eis o primeiro objetivo do casamento. Então, desde já, nós estamos pedindo a Deus que vocês sejam férteis e que na força do amor que os uniu, possam ter filhos lindos e maravilhosos como vocês, aos quais vocês ensinarão o que aprenderam de Deus, para que a Sua Palavra continue sendo estudada, aprendida e praticada, de forma que as próximas gerações da humanidade logrem obter a graça, a misericórdia e o amor de Deus. Deus ama aqueles que amam a sua Palavra, prometendo-lhes uma vida frutífera e abençoada. Assim diz o Sl 1:1-3:

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará

Então sejam como Davi. Construam a vida conjugal de vocês sob os alicerces da Palavra de Deus. Não deixem de ir à Igreja, de estar junto dos irmãos e de se fortalecerem mutuamente por meio da oração constante. A força do casamento depende dos esforços de cada um para que a união seja indestrutível, sólida e duradoura. Salomão em sua grande sabedoria ensinou em Ec 4:9-12:

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?. E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

Não se privem. Entreguem-se um ao outro em santidade e amor. Querido irmão Juliano... O homem deve tratar sua esposa como uma jóia raríssima e delicada. Mesmo que nem sempre seja, considere sua esposa como sendo a parte mais delicada dessa relação conjugal. Veja sua mulher como um mimo, um carinho, um presente de Deus. Escute as palavras do apóstolo Pedro em 1 Pe 3:7. Assim diz ele:

Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.

E você, querida irmã Keit... Tenha o seu marido como o cabeça dessa união. Mesmo que vocês sejam iguais, considere-o como sendo a cabeça desse matrimônio. Esse é o desejo de Deus. O homem deve ocupar o papel de líder. A Bíblia diz em 1 Co 11:3 que é “Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo”. Não bastasse essa orientação, o texto sagrado nos instrui em Fp 2:3 para que “nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo”. Os tempos modernos nos ensinam a pensar em igualdade. A Constituição do Brasil diz que “todos são iguais perante a lei” (CF/88, art. 5°, II). E o povo diz que ninguém é melhor do que ninguém. Gostaria de acreditar que a lei tratasse a todos de igual forma e que ninguém fosse realmente melhor do que os outros. Mas a gente sabe que na realidade não é assim. Muitas pessoas, em idênticas condições, recebem tratamento diferenciado tanto pela lei, quanto pelo povo. Por outro lado, a Bíblia não diz que os outros são superiores, mas que devemos considerá-los como tais. Essa é uma boa política para a vida e também para o casamento. Antes de tomar uma decisão, não tenha por “absurdo” o consultar ao seu marido. Isso vai fazer com que ele a respeite e admire ainda mais.

Canto: Não há limites de Quatro por Um.

Agora vamos ao compromisso.

Diante dos homens, o casamento é um contrato social de convivência. E diante de Deus? Também! A diferença é que o casamento civil pode ser desfeito por várias formas, dentre as quais pela anulação, pelo divórcio e pela morte. Diante de Deus, o casamento só termina com a morte. Assim disse Jesus em Mt 19:6, aos que se casaram:

De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

É por essa razão que o casamento deve ser feito de “caso pensado”, como diz o povo. A emoção nunca foi boa conselheira. A razão é mais prudente. Paulo nos convoca para sermos racionais, a fim de experimentarmos “qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:2). No primeiro momento, os olhos e o coração podem até falar mais alto. Então nos vemos, de repente, muito apaixonados. Loucamente apaixonados. Mas isso passa. E então prevalece a razão. Então vemos que aquela pessoa que escolhemos será alguém com quem deveremos dividir todos os momentos de nossa vida. Dessa forma ela não poderá ser uma pessoa qualquer. Precisará ser mesmo alguém muito especial. É aqui que a razão começa a prevalecer. Segundo Vinícius de Moraes: “As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”. Tudo bem. A beleza é realmente necessária no começo da vida. Não dá para encarar uma pessoa muito feia dia após dia. Dessa forma, a beleza realmente é importasnte. Mas ela não basta por si só. Com o tempo de namoro, a gente passa a perceber que apenas a beleza exterior não é suficiente. Existem outras questões que não podem ser desconsideradas, tais como a casa, a comida, o amor, a amizade, o sexo e tantas outras. Além disso, ninguém vive de brisa e nem na brisa. Quem casa quer casa. Mas também quer muito mais. A cantora Marisa Monte gravou uma música de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito, que se intitula “Comida” e que diz um pouco do que a gente quer quando procura um parceiro para compartilhar a vida. Assim diz a letra:

Bebida e água.

comida e pasto.

voce tem sede de que?

voce tem fome de que?

A gente nao quer só comida

a gente quer comida, diversao e arte.

a gente nao quer só comida,

a gente quer saida para qualquer parte.

a gente nao quer só comida,

a gente quer bebida, diversao, balé.

a gente nao quer só comida,

a gente quer a vida como a vida quer.

Bebida e água.

Comida e pasto.

voce tem sede de que?

voce tem fome de que?

a gente nao quer só comer,

a gente quer comer e quer fazer amor.

a gente nao quer só comer,

a gente quer prazer pra aliviar a dor.

a gente nao quer só dinheiro,

a gente quer dinheiro e felicidade.

a gente nao quer só dinheiro,

a gente quer inteiro e nao pela metade.

bebida e agua.

comida e pasto.

voce tem sede de que?

voce tem fome de que?

A vida é mais ou menos assim. Mas é claro que a essa altura dos acontecimentos, todas essas coisas foram consideradas por vocês. E vocês sabem que precisarão lutar muito e juntos para conseguir que todas elas se tornem realidade, não é mesmo?. E então, estão dispostos a isso? Eu espero que sim. Nesse sentido, vamos às alianças e ao compromisso:

Juliano: “Keit, como prova do meu amor eu te entrego essa aliança, com o compromisso de te amar em todas as situações e de lutar ao seu lado para que possamos ter uma vida melhor e mais feliz a cada dia de nossa existência. Eu te amo!”

Keit: “Juliano, como prova do meu amor eu te entrego essa aliança, com o compromisso de te amar em todas as situações e de lutar ao seu lado para que possamos ter uma vida melhor e mais feliz a cada dia de nossa existência. Eu também te amo!”

Que essa prova de amor que vocês dão um ao outro sejam o símbolo do compromisso que já firmaram perante o Estado e que agora também firmam diante de Deus.

Oração: Senhor, faça com que a felicidade de Keit e Juliano possa ser uma realidade. Amém.

Canto: União Vital.

A bênção: “O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz” (Nm 6:24-26).